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DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A (DES) CONSTRUÇÃO
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Metadados
Descrição
Fundamentados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa, na Psicanálise e nas contribuições de recentes pesquisas da área de Ciências da Educação, em especial as que se debruçam sobre a formação profissional docente, apresentamos um recorte de uma pesquisa maior, que investigou se e como a articulação dos saberes profissionais técnicos e práticos contribuem para a constituição da identidade docente. Nosso corpus foi formado a partir de entrevistas e depoimentos escritos de nove professores universitários, de diferentes universidades, responsáveis por disciplinas de Metodologia de Língua Portuguesa, História e Geografia, Matemática e Ciências, em cursos de Licenciatura em Pedagogia. Os resultados de nossas análises mostram que: 1) os sujeitos-professores sabem que o exercício da docência exige-lhes múltiplos saberes e mostram-se dispostos a superar os desafios que o dia a dia da sala de aula lhes traz, dentre eles a questão da pouca leitura dos estudantes e os inúmeros fatores que intervêm para a consolidação do estágio; 2) rótulos, estereótipos e slogans que circulam a respeito do curso de Pedagogia devem ser urgentemente submetidos a análises críticas e reflexões mais argutas, posto que os sentidos dessas manifestações linguístico-ideológicas ecoam no interdiscurso de docentes e de estudantes, afetando negativamente a identidade desses sujeitos.
ISSN
2238-4979
Autor
Assolini, Filomena Elaine P.; FFCLRP/USP-SP | Lastória, Andrea Coelho; FFCLRP/USP-SP | Rivas, Noeli Prestes Padilha
Data
16 de fevereiro de 2012
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 12, n. 1 (2011): Plures-Humanidades
Assuntos
Educação | Docência no Ensino Superior; Práticas Pedagógicas; Identidades