-
DOMINAÇÃO MASCULINA: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA MATERIALIZADA EM HERANÇA SOCIAL E CULTURAL
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho tem como principal objetivo trazer discussões acerca da dominação masculina incorporada no seio familiar que por meio da herança cultural transmitida, perpetua e acentua as questões relacionadas aos papéis de dominados e dominantes entre os gêneros feminino e masculino. Apoiada na sociologia de Pierre Bourdieu e equipe, a presente investigação partiu dos conceitos chave da teoria do sociólogo francês, onde com base no habitus, capital cultural, capital social, herança cultural e gênero, buscou-se sinalizar como estas questões são transmitidas dentro da família, e, consequentemente perpassam os limites familiares e se inculcam na sociedade. A fim de ressaltar como as diferenças de gênero se perpetuaram durante o passar do tempo, traçamos um percurso histórico-cultural que, com base em variados fatos e grandes acontecimentos históricos, servirão como plano de fundo para maior elucidação acerca do processo de construção desse sistema de relações desigual e simbolicamente autoritário. O estudo aqui apresentado pretende sinalizar como as questões relacionadas à dominação masculina estão presentes em nossa sociedade há séculos, e, o quanto este tipo de comportamento, que pode ser caracterizado como uma forma de violência simbólica construída sócio-culturalmente através de gostos, atitudes e interditos, é ainda cultivado e incentivado no interior da família contemporânea.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Muzzeti, Luci Regina
Data
26 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142 | 10.5016/camine.v9i1.2142
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142/1967 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142/1999 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142/2030 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142/1993 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2142/1994
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 9 n. 1 (2017); 88-105 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v9i1
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares