Descrição
Do entendimento do corpo como experiência e da prática como pesquisa, abordo possíveis “dramaturgias” de alguns dos traba- lhos artísticos de dança em que participei recentemente. Perce- bo que as propostas artísticas que tenho experienciado se apro- ximam das propostas Dramaturgia da corporeidade e Descentrando a dramaturgia da dança. Explicito como compreendo e vivencio essas aproximações, ilustrando a discussão com exemplos de alguns trabalhos artísticos autorais recentes. Introduzo as Es- tratégias e jogos manipulativos do corpo na criação artística em dança, que tenho adotado, ampliado e aprofundado na minha práxis. Acredito que reflexões sobre experiências vividas em processos criativos estão sempre em progresso, como toda obra em arte. Seria essa, ainda, outra proposta (mais uma?), Dramaturgias ... do corpo dançante? O que nos revela essa busca pela denominação, nominação, da dramaturgia na dança? Como esse entendimento pode ser abordado, considerando nosso conhecimento tácito? Assim como o pensamento, acredito que Dramaturgias ... do corpo dançante sempre se deslocam quando nós colocamos em um es- tado flexível como aquele quando estamos improvisando. Que nossa imaginação continue incluindo reticências, nas dramatur- gias dos nossos corpos, nos nossos trabalhos ...Palavras-chave: Processos criativos. Experiência vivida. Cor- po.