Descrição
Este artigo demonstra as possibilidades de interseção entre a arqueologia – como disciplina, como campo das ciências – e a arqueologia das mídias, tomando como estudo de caso a escavação dos cartuchos da Atari realizada em Alamogordo, Novo México, em abril de 2014. Aponta para como a conjunção destas duas arqueologias pode proporcionar novas (e alternativas) narrativas históricas a “fatos” cristalizados pelo tempo e aceitos como verdades muitas vezes inquestionáveis; neste caso, a ideia – disseminada por mais de três décadas – de que o jogo E.T., da plataforma Atari 2600, teria sido o principal responsável pela quebra do mercado Norte-Americano de videogames no ano de 1983. Conclui-se que o trabalho conjunto entre arqueologia e arqueologia das mídias abre possibilidades para novos entendimentos acerca de aspectos culturais, sociais e econômicos concernentes a determinados fenômenos midiáticos.Palavras-chave: Arqueologia. Mídias. Videogames. Atari. E.T..||This paper demonstrates the possibilities of intersection between archaeology – as a discipline, as a field – and media archaeology, taking as a case study the excavation of the Atari cartridges held in Alamogordo, New Mexico, on April 2014. It points to how the conjunction of these two archaeologies can provide new (and alternative) historical narratives to “facts” crystallized by time and often accepted as unquestionable truths; in this case, the idea – spread for more than three decades – that the Atari 2600 E.T. video game would have been the main accountable for the North American 1983 video game market crash. It concludes that the joint work between archaeology and media archaeology opens possibilities for new understandings about cultural, social, and economic aspects concerning certain media phenomena.Keywords: Archaeology. Media. Video games. Atari. E.T..