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Ecotourism and Environmental Education on guided trails in Vale do Capão (BA, Brazil)||Ecoturismo e Educação Ambiental nas trilhas guiadas no Vale do Capão (BA)
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Metadados
Descrição
The article aims to discuss ecotourism, in the relationship between tourists and guides, on the ecological trails made in one of the main tourist destinations in Brazil, the Chapada Diamantina National Park (PNCD), through a training that had the purpose of contributing to the promotion of a perspective of environmental education in ecotourism activities carried out by the Association of Visitor Guides of Vale do Capão (ACV-VC), located in the Caeté-Açu district, in Palmeiras / BA. It is a Participatory Action Investigation (PAI) resulting from part of a research, at the master's level, which consisted of three stages: 1. application of a structured questionnaire, in which the objective was to collect information about the guides’ knowledge on ecotourism, environmental education and their conduct on the trails; 2. conducting a training course, through the presentation of ecotourism concepts, as well as its application from an Environmental Education (EE) perspective; 3. Application of the structured questionnaire, again, as a way to identify if there were changes in the guides’ perception, before and after the training course. The survey was attended by 11 conductors/guides registered through the Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), in a joint action that brought together a scientific master's research and an extension project, only 9 conductors/guides completed the course. At the end of the research, it is concluded that, although Vale do Capão is one of the most sought after destinations as an ecotourism option, there is no clarity about the concepts of ecotourism, on the part of conductors/guides on ecological trails, which makes it difficult to carry out the purposes of ecotourism. After the course, there was a change in the perception of conductors/guides, who began to understand the concept of ecotourism in the different dimensions: Education/Awareness and Environmental Conservation, which concludes the importance of carrying out continuous training in these spaces.||O artigo objetiva discutir o ecoturismo com foco na educação ambiental, tomando o caso das trilhas ecológicas realizadas em um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Com a finalidade de contribuir com o fomento de uma perspectiva de educação ambiental nas atividades ecoturísticas foi oferecida uma formação para os guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), localizada no distrito Caeté-Açu, no município de Palmeiras/BA. Trata-se de uma Investigação de Ação Participante (IAP) que se constituiu em três etapas: 1. aplicação de um questionário estruturado, no qual objetivou-se recolher informações sobre o conhecimento dos guias sobre ecoturismo, educação ambiental e a conduta deles nas trilhas; 2. realização de um curso de formação, através de apresentação dos conceitos de ecoturismo, bem como a sua aplicação a partir de uma perspectiva de Educação Ambiental (EA); 3. Aplicação do questionário estruturado, novamente, como uma forma de identificar se houve mudanças na percepção dos guias, antes e após o curso de formação. A pesquisa contou com a participação de 11 condutores/guias inscritos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em uma ação conjunta que uniu uma pesquisa científica de mestrado e um projeto de extensão, apenas 9 condutores/guias finalizaram o curso. Ao final da pesquisa, conclui-se que, embora o Vale do Capão seja um dos destinos mais procurados como opção ecoturística, não há clareza sobre os princípios do ecoturismo, por parte dos condutores/guias nas trilhas ecológicas, o que dificulta a efetivação das finalidades do ecoturismo. Após a realização do curso notou-se uma mudança na percepção dos condutores/guias, que passaram a compreender o ecoturismo nas diversas dimensões: Educação/Conscientização e Conservação ambiental, demonstrando a importância da realização de formações continuadas nesses espaços.
ISSN
1983-9391
Periódico
Autor
Silva, Tatiane Evaristo da | Crispim, Maria Cristina | Andrade, Maristela Oliveira de | Regala, Paloma de Sousa
Data
1 de agosto de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/11416 | 10.34024/rbecotur.2021.v14.11416
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 14 No. 3 (2021): agosto-outubro/2021 | Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 14 Núm. 3 (2021): agosto-outubro/2021 | Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 14 n. 3 (2021): agosto-outubro/2021 | 1983-9391
Assuntos
Ecotourism; Guided Trails; Environmental education; Vale do Capão ; Chapada Diamantina National Park; | Ecoturismo; Trilhas Guiadas; Educação ambiental; Vale do Capão. Parque Nacional da Chapada Diamantina;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion