-
Editorial
- Voltar
Metadados
Descrição
Este número foi organizado versando sobre temas importantes relacionados à problemática de gênero com aprofundadas reflexões acadêmicas, mostrando a de âmbitos em que se inserem tais estudos. Através dos textos resultantes de pesquisas das autoras e dos autores que têm se dedicado ao estudo dos temas selecionados, no âmbito das políticas educacionais e no cotidiano das escolas, desejamos contribuir para reflexões críticas acerca de Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual na Educação, tão atacados na atualidade por grupos conservadores. Estes temas caros para os(as) defensores(as) dos direitos humanos e movimentos sociais, foram incorporados nas políticas públicas contemporâneas tanto pelas reivindicações de tais movimentos quanto pelo fato de o Brasil ser signatário de todos os documentos e tratados de Direitos Humanos internacionais. Mesmo após a inserção destes temas no currículo nacional, ainda não estão sendo plenamente trabalhados nas escolas, o que leva, dentre outros fatores que influenciam, à continuidade do grave problema social que ainda hoje constatamos nas sociedades contemporâneas, a violência contra as mulheres, que sobrevive nas sociedades democráticas nas quais os direitos humanos são pressupostos e apesar de a violência contra a mulher ser considerada crime. Acrescente-se também que a violência contra pessoas LGBTI+ também têm grande incidência no Brasil, conforme mostram as pesquisas. Ressaltamos que a violência é um atentado aos direitos humanos das mulheres e das pessoas LGBTI+.
ISSN
1518-7926
Periódico
Autor
BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino
Data
23 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9372 | 10.36311/2236-5192.2019.v20esp.01.p5
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Educação em Revista
Fonte
Educação em Revista; v. 20 (2019): Edição Especial; 5-8 | 2236-5192 | 1518-7926
Assuntos
Editorial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion