-
Editorial
- Voltar
Metadados
Descrição
Este é o segundo número da revista Educação e Cultura Contemporânea, publicação semestral do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá que visa divulgar a produção científica da área, sobretudo artigos que articulam a educação a aspectos culturais da atualidade.
Este primeiro número temático focaliza estudos sobre representações sociais, procurando oferecer um panorama das questões que vêm sendo priorizadas por investigadores da área e, sobretudo, propiciar o debate em torno de questões relevantes para a educação contemporânea.
A seção Com a palavra..., apresenta uma entrevista exclusiva com Serge Moscovici, introdutor da noção de representação social e, há mais de quarenta anos, o mais prestigiado pesquisador desse campo de estudos. A entrevista, concedida à Margot Madeira, professora do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá, aborda o tema central deste número.
O artigo de Jodelet discute a temática das representações sociais como via de aproximação dos fenômenos de ideação social e coletiva, mostrando que somente o estudo dos processos e produtos por meio dos quais indivíduos e grupos constróem, reconfiguram, interpretam seu mundo e sua vida pode encaminhar a integração das dimensões sociais e culturais com a história, como evolução diacrônica orientada.
Banchs compara duas linhas de investigação das representações sociais, a processual e a estrutural, a partir de três aspectos: o modo como se define a teoria, seus pressupostos epistemológicos e ontológicos e seus contrastes em nível metaparadigmático.
Mazzotti discute até que ponto as relações conceituais, tematizadas a partir do significado da expressão organização ou estruturação de elementos no processo de estabelecimento de representações sociais, são relações lógicas. Propõe um outro modo de ver a questão, não como um problema de lógica, mas como um problema de diferentes modos de fazer (algoritmos) ou estilos de argumentar ou pensar, esses sim estruturando as representações. Sugere ao final a Teoria da Argumentação como um bom ponto de partida para pensar a questão.
O artigo de Duarte e Mazzotti, enfatizando o caráter argumentativo dos discursos pelos quais as representações são veiculadas, mostra como a racionalidade retórica pode ser utilizada como metodologia para identificação do núcleo de uma representação social. A título de ilustração, descreve um estudo sobre representações de música e do seu ensino, construídas por professores de música.
Campos, Torres e Guimarães descrevem uma pesquisa que aborda o fenômeno da violência no meio escolar como um sistema complexo mediado por processos simbólicos e representacionais.
O artigo de Castro focaliza as representações sociais de meninas de rua sobre a gravidez por meio da análise das suas estratégias discursivas, buscando conhecer as formas de organização cognitiva do grupo e as consequências dessas representações sobre as práticas cotidianas das adolescentes.
A resenha de Paulo Fernando Araujo de Melo Cotias apresenta o livro de Stuart Hall “A identidade cultural na pós-modernidade”, no qual o autor reflete sobre da crise das identidades individuais e coletivas em nossa época. Finalmente, cabe informar que o próximo número de nossa Revista será também temático, focalizando as relações entre as tecnologias de informação e comunicação e as práticas educacionais. Convocamos os colegas pesquisadores a nos enviar artigos sobre esse tema, ou outros de interesse para o debate das questões atuais do campo da educação.
ISSN
2238-1279
Autor
Monica Rabello de Castro; UNESA
Data
22 de dezembro de 2004
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 1, No 2 (2004); 7-8