-
Editorial||Editorial
- Voltar
Metadados
Descrição
O volume 22, nº 2, da Revista Graphos apresenta o dossiê “Literatura: educação, recepção e circulação de obras literárias”, organizado pelas professoras Rinah de Araújo Souto (UFPB) e Marta Aparecida Garcia Gonçalves (UFRN). O Dossiê apresenta trabalhos que abordam temáticas voltadas para políticas públicas, o direito à literatura e a democratização da leitura literária; as relações entre literatura, leitura literária e formação do leitor literário, considerando o espaço, a definição e os objetivos no currículo da educação básica; e, ainda, para a recepção e circulação de obras literárias no/pelo mercado editorial e a (des)formação do leitor literário. O objetivo é o de fazer do debate construído em torno desse conjunto de conhecimentos uma oportunidade de constituir espaços de diálogo entre os diferentes atores preocupados com o ensino, favorecendo o desenvolvimento de uma dicção e de um pensamento coletivos. Intenta-se, dessa forma, reforçar o caráter público e político do debate pedagógico em torno da literatura e seu ensino.||O volume 22, nº 2, da Revista Graphos apresenta o dossiê “Literatura: educação, recepção e circulação de obras literárias”, organizado pelas professoras Rinah de Araújo Souto (UFPB) e Marta Aparecida Garcia Gonçalves (UFRN). O Dossiê apresenta trabalhos que abordam temáticas voltadas para políticas públicas, o direito à literatura e a democratização da leitura literária; as relações entre literatura, leitura literária e formação do leitor literário, considerando o espaço, a definição e os objetivos no currículo da educação básica; e, ainda, para a recepção e circulação de obras literárias no/pelo mercado editorial e a (des)formação do leitor literário. O objetivo é o de fazer do debate construído em torno desse conjunto de conhecimentos uma oportunidade de constituir espaços de diálogo entre os diferentes atores preocupados com o ensino, favorecendo o desenvolvimento de uma dicção e de um pensamento coletivos. Intenta-se, dessa forma, reforçar o caráter público e político do debate pedagógico em torno da literatura e seu ensino.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
(Editores), Marta Pragana Dantas, Roberto Carlos de Assis
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/55785 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.55785
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 04 | 1516-1536
Assuntos
Literature | Teaching | Reception and circulation of literature | Literatura | Ensino | Recepção e circulação de obras literárias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion