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Dear reader, Welcome to the new ICTUS Music Journal! Good and several are the reasons to celebrate this new volume and number of our scientific magazine that is completely renewed, including a new email address, a new design and appearance, a new management structure that expands and updates the actions in favor of the publication qualified in musical research, started in 1999, our colleague Pedro Kroger being editor. In this path of innovations promoted by ICTUS, we highlight the pioneering spirit in the use of SEER (Electronic Journal Editing System, Portuguese version of the Open Journal System, made available by IBICT), as a platform for presentation, evaluation and publication in line since 2006. In 2009 we innovated again defining the mode of presentation of proposals as continuous flow to which, in this year 2020, we resumed this tradition presenting a completely redesigned publication, with new structures at all levels that, we hope, better reflect this new phase of the ICTUS Music Journal. Always with the aim of a diversified publication in the sub-areas of music research, complying with the relevant international quality standards, with a view to disseminating to the increasingly interested public, the knowledge generated in the production of the scientific and academic field to contribute to the diffusion and critical reflection on the object of our work: music. [see full PDF version]||Estimado lector, ¡Bienvenido al nuevo ICTUS Music Journal! Buenos y varios son los motivos para celebrar este nuevo volumen y número de nuestra revista científica que se renueva por completo, incluida una nueva dirección de correo electrónico, un nuevo diseño y aspecto, una nueva estructura de gestión que amplía y actualiza las acciones a favor de la publicación calificada en investigación musical, iniciada en 1999, siendo editor nuestro colega Pedro Kroger. En este camino de innovaciones promovido por ICTUS, destacamos el espíritu pionero en el uso del SEER (Sistema de edición electrónica de revistas, versión portuguesa del Open Journal System, puesto a disposición por el IBICT), como plataforma de presentación, evaluación y publicación en línea desde 2006. En 2009 innovamos nuevamente definiendo el modo de presentación de propuestas como de flujo continuo al que, en este año 2020, reanudamos esta tradición presentando una publicación completamente rediseñada, con nuevas estructuras en todos los niveles que, esperamos, reflejen mejor esta nueva fase del ICTUS Music Journal.Siempre con el objetivo de una publicación diversificada en las subáreas de investigación en música, cumpliendo los estándares internacionales de calidad relevantes, con miras a difundir entre el público interesado cada vez más amplio, el conocimiento generado en la producción del campo científico y académico para contribuir a la difusión y reflexión crítica sobre el objeto de nuestro trabajo: la música.[ver versión completa en PDF]||Prezado leitor,Seja bem-vindo ao novo ICTUS Music Journal!Bons e vários são os motivos para celebrar este novo volume e número do nosso periódico científico que está completamente renovado, incluindo novo endereço eletrônico, novo design e visual, nova diagramação e uma novíssima estrutura de gestão que amplia e atualiza as ações em prol da publicação qualificada da pesquisa em música iniciadas em 1999, sendo então editor nosso colega Pedro Kroger.Nesse caminho de inovações promovidas pelo ICTUS se destaca o nosso pioneirismo no uso do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, versão em português do Open Journal System, disponibilizada pelo IBICT), como plataforma de submissão, avaliação e publicação online desde 2006. Ainda, em 2009 inovamos novamente ao definir a modalidade de submissão de propostas como fluxo contínuo ao que, neste ano de 2020, retomamos essa tradição apresentando uma publicação completamente redesenhada, com novas estruturas em todos os níveis que, esperamos, reflitam melhor esta nova fase do ICTUS Music Journal.Sempre objetivando a publicação diversificada nas várias subáreas da pesquisa em música, atendendo aos pertinentes padrões de qualidade internacionais, visando disseminar entre o cada vez mais amplo público interessado, o conhecimento gerado na produção científica e acadêmica da área, no intuito de contribuir para a difusão e reflexão críticas sobre o objeto do nosso trabalho: a música.Assim, além dos artigos, resenhas, ensaios e debates que fazem parte corriqueira das publicações científicas nas humanidades em geral, sensíveis aos desafios que enfrentamos nesta contemporaneidade sociocultural aparentemente liquidificada (Bauman dixit), decidimos ampliar o escopo com a inclusão de efemérides, entrevistas a personalidades edocumentos musicais, neste último viabilizando a publicação de partituras, registros sonoros ou aplicativos (dentre outros tipos), tanto em Domínio Público quanto no marco da GNU General Public License, marco legal nativo do SEER, podendo ainda, segundo o desejo de cada autor, se ampararem em outras modalidades adicionais de CopyLeft ou similares.Embora haja muito para comemorar, também há o que lamentar.Dentre as perdas mais próximas, é mister salientar a passagem de Jamary Oliveira (Saúde, 21 de março de 1944 - Salvador, 29 de março de 2020), renomado compositor, docente e pesquisador baiano. Nosso mentor, colega, parceiro e amigo, a cuja memória, o Conselho Administrativo do ICTUS Music Journal decidiu dedicar este número.As efemérides em sua homenagem escritas pela coordenação do PPGMUS-UFBA assim como pela Direção da EMUS-UFBA, se unem ao sentimento generalizado da comunidade científica e artística musical brasileira e internacional que, embargada pelas saudades, muito lamenta a morte dessa personalidade única e generosa em muitos sentidos.Além das devidas homenagens ao saudoso Jamary Oliveira, assim preenchendo a seção das Efemêrides, o restante do conteúdo que esperançosamente inaugura a seção de Artigos do nosso ICTUS Music Journal, reúne textos de autores nacionais que transitam fundamentalmente em importantes setores do logos em música (ou Musicologia, termo que vem retornando cada dia com mais força pra denominar o que no Brasil chamamos de pesquisa em música). Esses setores incluem sociomusicologia, musicologia histórica e etnomusicologia, por vezes dialogando com disciplinas tais como sociologia, antropologia e história, aplicadas em música. Neles se ancoram os referidos textos discutindo questões que vão desde os estudos de caso até os mais amplos (longitudinais ou transversais), abrangendo um escopo geográfico que inclui locações no Brasil (Pará, Maranhão, Piauí, e Rio de Janeiro) e no exterior, num lapso histórico que vai da renascença até início do século XXI.O leque de trabalhos aqui apresentado levanta tópicos relativos a individualidades (Villa-Lobos, Ferneyhough, Nunes Garcia) ou coletivos musicais. Esses coletivos incluem processos locais (nacionais – como o punk rock em Belém do Pará – ou estrangeiros – como as companhias líricas no Rio de Janeiro), regionais (como a vida cultural no Meio Norte brasileiro) ou internacionais (aqui exemplificado com a reflexão sobre maneirismo em música). Assim, os autores nos apresentam aspectos ligados a estudos culturais, estética musical, teoria e análise composicional, até o impacto no mercado musical de pandemias e crises sanitárias que no passado acometeram nosso país. Nada mais adequado aos tempos que nos toca viver.Destarte, esperamos ter atingido (mais uma vez) as exigências de qualidade que você, caro leitor, respeitosamente nos impõe. Em nome do Conselho Administrativo e Editorial do ICTUS Music Journal, desejo que tenham todos uma ótima experiência de leituras e frutíferas discussões.Boa leitura.
ISSN
2238-6599
Periódico
Autor
Sotuyo Blanco, Pablo
Data
31 de julho de 2020
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/37964 | 10.9771/ictus.v14i1.37964
Idioma
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/37964/21771
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ver declaração
Fonte
ICTUS Music Journal; Vol. 14 No. 1 (2020) | ICTUS - Periódico do PPGMUS-UFBA | ICTUS Music Journal; v. 14 n. 1 (2020) | 2238-6599 | 1516-2737
Assuntos
Música | Musicologia histórica | Composição | Teoria da Música | Práticas interpretativas | Etnomusicologia | Informática em Música | Educação Musical | Psicologia da Música | Editorial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Editorial não avaliado por Pares