-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRADA NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
O trabalho objetiva propor reflexões a respeito da possibilidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo por base suas experiências docentes de professoras formadoras no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, CLPD/UFPEL. O quadro teórico-metodológico se constitui na perspectiva da Pedagogia Popular e Problematizadora de Paulo Freire e na compreensão das atuais políticas públicas para a educação. Este ensaio se pauta nas metodologias qualitativas em educação, especialmente na perspectiva de práxis pedagógica e de ciclos gnosiológicos para propor os entendimentos acordados, não pretendendo certificar verdades, mas sim motivar diálogos. Tais reflexões procuram reunir o posicionamento das professoras formadoras em seu movimento dialético-dialógico entre prática, teoria e prática e, ação, reflexão e ação; ao vivenciarem os ciclos gnosiológicos. Entendemos que este curso é um exemplo de interação entre diferentes dimensões sociais e culturais, pois a concepção utilizada de Ead, centrada na aprendizagem construtiva e cooperativa, realimentada pela práxis pedagógica crítica e emancipadora, nos permitiram vivenciar diferentes intensidades e frequências de articulação dos três pilares da ciência Brasileira. As noções integradoras, aquelas que favorecem o entendimento de totalidades interdependentes e dinâmicas, permitem o diálogo crítico entre dimensões globais e locais, dimensões ambientais, econômicas e sociais, desta maneira, favorecem por sua vez uma percepção e consciência que superem a alienação, fragmentação, efemeridade e o individualismo. Os sujeitos da educação ao conhecerem a realidade concreta cultural e historicamente podem superar a sua condição ingênua e assim transformarem-se e transformá-la.
ISSN
2358-8195
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Rodriguez, Lilian Lorenzato | Júnior, Álvaro Veiga | Cardoso, Adriana Lessa | Araújo, Pâmela Renata Machado
Data
31 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/11844 | 10.15210/ee.v22i2.11844
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
Fonte
Expressa Extensão; v. 22, n. 2 (2017): Expressa Extensão; 226-232 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v22i2
Assuntos
Palavras chave: Educação a Distância; Aprendizagem; Extensão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion