Descrição
Na perspectiva inclusivista propõem-se a capacitação da pessoa surda para que o mesmo possa atuar de forma mais abrangente em busca da melhora das condições ambientais do nosso planeta. Assim sendo estes indivíduos estarão capacitados e possam inserir-se na sociedade e juntamente com os indivíduos ditos “normais” venha agir galgando uma melhora nessas condições. Parece-nos que o processo de educação, voltado para um relacionamento diferenciado com o meio ambiente, requer a apropriação da realidade por meio da ação-reflexão. A metodologia utilizada consistiu acima de qualquer coisa em utilizar o meio ambiente como recurso didático para poder desenvolver práticas educacionais e mostrar a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente fazendo que estes sejam multiplicadores desta idéia sem se valer de suas limitações. Sendo assim podemos inverter o processo de exclusão social e de degradação das bases vitais do planeta com novos padrões culturais cujos valores propiciem: repensarmo-nos na natureza e nos realizarmos em sociedade. E desta forma fazer com que ele saiba adequar suas práticas cotidianas a esses novos valores. Dito isso, afirma-se que o amadurecimento destas pessoas enquanto cidadãos atuantes nesta questão na sociedade e também amplia nossa condição de educadores e educandos quando não coisificamos a realidade e agimos conscientemente no próprio movimento contraditório que é a história, em permanente transformação.