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Educação, Comunidade e Cultura Popular
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Metadados
Descrição
No conjunto de textos reunidos neste terceiro número da Expressa Extensão encontra-se a dissonância entre o entendimento e a prática extensionista da época em que Freire escreveu a obra e a da atualidade. Percebe-se na leitura dos conteúdos dos artigos que o conceito que baliza as ações aos quais se referem é o que está presente no Plano Nacional de Extensão Universitária e no texto da Resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. São, de tal modo, textos que indicam a boa compreensão das diretrizes extensionistas, que relatam vivências exemplares e que valorizam, na apresentação dos resultados, a intensidade da experiência formativa que a extensão promove para e com o estudante. Do mesmo modo, são conteúdos que evidenciam a presença das comunidades como agentes dos projetos e ações. Os relatos asseveram qua as comunidades já não são vistas e tratadas como os recebedores do conhecimento acadêmico, mas são entendidas como o outro com quem se estabelece o diálogo. E é por esse diálogo, que nem sempre ocorre apenas com palavras, que se revelam os condicionantes sociais e os aspectos culturais dos envolvidos. A esperada ação transformadora constrói-se, portanto, na malha dos saberes que se articulam quando os acadêmicos se deslocam ao encontro da realidade. E nessa realidade, a cultura é um fio estruturante, tramado em todas as posições da malha pelas vidas que participam do fluxo das ações.
ISSN
2358-8195
Periódico
Autor
Michelon, Francisca Ferreira
Data
21 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14803 | 10.15210/ee.v24i1.14803
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
Fonte
Expressa Extensão; v. 24, n. 1 (2019): Expressa Extensão; 02-05 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v24i1
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion