-
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM GRAMSCI: REFLEXÕES PARA O SERVIÇO SOCIAL
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo trata sobre a relevância de Gramsci na educação, correlacionando essa temática com o Serviço Social. Trazendo a perspectiva critica de educação gramsciana para o profissional de Serviço Social. Em uma sociedade baseada por um “ethos” burguês, de valorização do consumo, do lucro, do individualismo, do egoísmo, como compreender a possibilidade de uma educação oposta à ideologia dominante, construída a partir da emancipação humana. Baseando em Karl Marx e Gramsci, trabalhamos um conceito amplo de educação. Para responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre o pensamento de Gramsci e sobre educação e Serviço Social. Abrangendo as temáticas: educação, serviço social e nos aprofundando nos pensamentos de Gramsci. O método utilizado foi o materialista histórico dialético, visto que Gramsci era um teórico marxista. Através da pesquisa conseguimos observar como necessitamos construir uma educação voltada para a emancipação humana, trabalhando a educação na perspectiva gramsciana, trazendo elementos para discutir a dimensão educativa de forma crítica na formação e no trabalho profissional do assistente social. Colocando o assistente social como um intelectual orgânico, visto que sua prática contribui para a transformação dos sujeitos sociais, através da dimensão educativa, mostrando o compromisso dessa categoria profissional com a classe trabalhadora e consequentemente com a emancipação humana.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Rosa, Bárbara Oliveira | Martins, Eliana Bolorino Canteiro | Sanches, Jéssica | Silva, Thiago Rodrigo da
Data
26 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874 | 10.5016/camine.v9i1.1874
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874/1963 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874/1995 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874/2029 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874/1980 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1874/1981
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 9 n. 1 (2017); 36-56 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v9i1
Assuntos
Educação | Serviço Social e Gramsci
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares | materialista histórico dialético