Descrição
Este trabalho parte de uma tomada de decisão, acontecida há mais de duas décadas, em abril de 1986, quando pesquisadores da área de "Educação e Trabalho", assumindo a perspectiva teórica do marxismo, mudaram a denominação para "Trabalho e Educação" - TE. Antes de tudo, quer resgatar à memória essa data. Por outro lado, este trabalho quer ensaiar uma reflexão sobre o Grupo de Trabalho - Trabalho e Educação, o GTTE, pertencente à Associação Nacional dePós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPED, trazendo de volta um momento especial do grupo, em que se traçaram planos e se construíram metas para a área de Educação e Trabalho. Para isso foram lidos inicialmente quatro artigos que analisaram a área de Trabalho e Educação: "O Percurso Teórico e Empírico do GT Trabalho e Educação" de Trein e Ciavatta (2003), "Qualificação e reestruturação produtiva: Um balanço das pesquisas em educação" de Shiroma eCampos (1997), Trabalho e educação: contribuições dos artigos publicados na revista do NETE de Castilho e Pereira (2003) e "Educação e Trabalho no Brasil: o estado da questão" de Kuenzer (1991).