-
Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
- Voltar
Metadados
Descrição
Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória, reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade, como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Martins, Maria do Carmo
Data
16 de julho de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581 | 1676-2592
Assuntos
Cultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa. | Educação em Museus
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Editorial não avaliado pelos pares | Revisão de Literatura