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Educação infantil e relações étnico-raciais: impactos da formação docente nas práticas educativas
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Metadados
Descrição
As Leis 10.639/2003 e 11.645/08, que alteram a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e indígena no Ensino Básico foram uma das mais importantes conquistas dos movimentos populares em prol de uma educação antirracista. Buscando compreender os desdobramentos de políticas educacionais para a promoção da igualdade racial, este estudo teve o objetivo de investigar como os percursos de formação de professoras da educação infantil afetam suas práticas educativas. A partir de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com dez educadoras brancas e negras de duas escolas de educação infantil de um Município da Grande São Paulo. O referencial teórico no qual se assentou as análises e discussão do material coletado consistiu do enfoque histórico-cultural, que compreende o desenvolvimento humano, como fruto de interações socioculturais. Os resultados do estudo indicam que as formações inicial e continuada das professoras desatreladas de políticas públicas e de ações que favoreçam a ocorrência de uma educação antirracista, culminam em dificuldades que impactam diretamente nas práticas educativas e nos processos de intervenção dos docentes nos casos de discriminação e preconceito no contexto escolar.
ISSN
2238-1279
Autor
César Marinho; Universidade Federal de São Paulo - Unifesp | Edna Martins; Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Data
2 de maio de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 34 (2017); 42-63
Tipo
Avaliado por Pares