Descrição
Esta é uma pesquisa de revisão sistemática que considera parte da produção nacional no campo (auto)biográfico em Educação Matemática. Ela tem como objetivo identificar o movimento de produção nacional dos educadores matemáticos, no que se refere às pesquisas que têm aproximações com os estudos (auto)biográficos. Para isso, utilizou-se o recorte temporal de 2010 a 2018 – o ano de 2010 por ser um marco nessa modalidade de pesquisa, com a publicação do trabalho de Souza (2010), que analisa a produção sobre narrativas de educadores matemáticos; e 2018, por ser o ano que antecede a realização desta pesquisa. Como fonte de dados, tomaram-se os Anais das edições do CIPA (cinco, no total), os Anais do GT19 da Anped e os periódicos qualificados em Educação e Educação Matemática. Os resultados revelam uma diversidade de modos de produção (com) e de entendimento sobre narrativas pelos educadores matemáticos. Apesar da ampla produção na área, cuidados éticos e teórico-metodológicos precisam ser levados em consideração nesta modalidade de investigação.