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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO E IDENTIDADE
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Metadados
Descrição
O presente trabalho trata da execução de um projeto intitulado “Educação Patrimonial: memória, preservação e identidade”, desenvolvido por meio do “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) partindo do pressuposto de que os patrimônios históricos são recursos que podem ser utilizados no ensino de história. Partindo nesta perspectiva, é fundamental elucidar termos que relevem sua importância, tal como a cultura material, o fomento à pesquisa e a educação patrimonial. Foram realizadas quatro oficinas na Escola Estadual Hércules Maymone com alunos do primeiro ano do ensino médio técnico em administração e primeiro ano do ensino técnico em meio ambiente, totalizando oito encontros, com o objetivo de promover consciência cidadã por meio do reconhecimento dos patrimônios históricos e culturais mundiais. MENESES (2005) propõe o uso de objetos para o ensino de história e como ensinar como se faz história com o uso de objetos, sendo este um dos referenciais teóricos para a realização deste projeto. Foram utilizados vídeos e imagens que ilustravam uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais, dois artefatos de patrimônio familiar, e dois artefatos do Museu José Antônio Pereira que colaboram para a execução deste projeto. Como instrumento de avaliação foram observadas as participações em sala de aula, destacando o reconhecimento dos patrimônios tangíveis e intangíveis, além das pesquisas realizadas sobre os patrimônios mundiais que colaboraram para uma ampla visão referente a preservação, de acordo com o referencial teórico de Meneses (2005). Os alunos constataram que as preservações são resultantes da Educação Patrimonial, trabalhadas neste projeto por meio da transposição didática problematizadora. Dessa maneira, o PIBID proporcionou tanto para os acadêmicos quanto para os estudantes uma nova visão em relação aos patrimônios de como se faz história com os objetos e a valorização da cultura material e imaterial, promovendo a preservação patrimonial.
ISSN
2317-5516
Periódico
Autor
MOURA, Elaine Cristine Luz Santos de
Data
9 de fevereiro de 2018
Formato
Idioma
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 17 n. 2 (2017); 131-141 | 2317-5516 | 1518-6229
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion