-
Educando sobre animais peçonhentos e salvando vidas: a importância de um museu universitário temático
- Voltar
Metadados
Descrição
o artigo apresenta a construção histórica da identidade do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) como um museu da Universidade Federal da Bahia, desde a sua criação em 1987 até 2017, quando completou 30 anos. O NOAP/UFBA integra atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre répteis e aracnídeos. Conduz os projetos de extensão universitária, “Rede de Zoologia Interativa/REDEZOO” e “Os Bichos do Museu vão à Escola/BME”, com a temática animais peçonhentos, cujos acidentes são considerados doenças tropicais negligenciadas pela OMS. A REDEZOO consta da “Zoologia Viva”, “Zooteca”, “Zookits”, “REDEZOO em Cena” e “REDEZOO no cinema de animação”, com a mediação de estudantes da UFBA. A BME é um curso para educadores e profissionais da saúde, com informações e estímulo à produção de materiais didáticos e comunicação mais contextualizada. Anualmente, realizamos em média 25 atividades itinerantes, com público aproximado de 1.000 pessoas. Nosso objetivo é discutir a experiência das autoras sobre o processo de construção histórica da identidade do NOAP/UFBA, pautada na cultura científica, ciência cidadã e educação CTS para a compreensão pública sobre os animais peçonhentos e a comunicação entre o museu e a escola. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, apresentando numa perspectiva histórica, as propostas teórico-metodológicas da divulgação do tema “animais peçonhentos” desenvolvidas em 30 anos pelo Museu NOAP/UFBA. Nossos resultados mostram que a maioria do público (inclusive profissionais da saúde e educação) tem um conhecimento do senso comum, usa a medicina tradicional, não sabem reconhecer os animais de importância médica e realizam equivocadamente os primeiros socorros. Como museu universitário, nossos desafios são a produção de materiais educativos, formação acadêmica para a museologia e diálogo horizontal com o público, com comunicação criativa que resulte na conservação da biodiversidade, prevenção, tratamento e diminuição de riscos de sequelas e óbitos.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Rejane Maria Lira-da-Silva; Universidade Federal da Bahia | Josefa Rosimere Lira-da-Silva; Secretaria Municipal de Educação de Salvador | Yukari Figueroa Mise; Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia | Tania Kobler Brasil; Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia
Data
30 de março de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 12, No 1 (2019); 139 - 152
Assuntos
Museus Universitários; Educação Museal; Animais Peçonhentos; Educação em CTS; Cultura Científica
Tipo
Artigo Avaliado por Pares