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Education in Nietzsche and the facing of totalities||A educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidades
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Metadados
Descrição
This text intends to investigate the category of the "whole" in the educational field as a concept to be understood in Nietzsche. This "whole", in the case of education, implies facing the pedagogic optimism connected to a overvaluation of protection, care, psychologism and compensatory processes. Whatever the pedagogic metanarrative, there is a dichotomic thought that survives through the definition of opposites, establishing procedures to capture a truth understood as more adequate. It relates to a rationality compromised with redemption and idealism. It negates the aesthetic-strategic dimension of knowledge and the formation processes while absolute one single perspective and learning itinerary. Through the discussing of a polemic theoretician, we intend to problematize such a perspective by presenting elements to think of formation, considering other aspects such as rigor excellence, the aridity of processes, the quarrel.|| O texto intenta investigar a categoria do "todo" no campo da educação como um conceito a ser compreendido em Nietzsche. Esse todo, no caso da educação, implica enfrentar o otimismo pedagógico que está ligado a uma supervalorização da proteção, do cuidado, do psicologismo e de processos compensatórios. Qualquer que seja a metanarrativa pedagógica, fica presente um pensamento dicotômico que sobrevive definindo opostos e estabelecendo procedimentos para abrigar uma verdade compreendida como a mais adequada. Trata-se de uma racionalidade comprometida com a redenção e o idealismo. Nega a dimensão estético-trágica do conhecimento e dos processos formativos quando absolutiza uma perspectiva e um itinerário de aprendizagem. O artigo, por meio de um teórico polêmico, visa a problematizar esta abordagem trazendo elementos para pensar a formação considerando outras variáveis tais como o rigor, a excelência, a aridez dos processos, a peleja.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Hardt, Lúcia Schneider
Data
29 de outubro de 2013
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 36 No. 3 (2013); 344-351 | Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2013); 344-351 | Educação; v. 36 n. 3 (2013); 344-351 | 1981-2582 | 0101-465X
Assuntos
Education. Pedagogic optimism. Totalities. Formation. Aesthetic-tragic dimension. | Educação. Otimismo pedagógico. Totalidades. Formação. Dimensão estético-trágica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion