-
Education in the context of globalisation: migration and human rights||A educação no contexto da globalização: migrações e direitos humanos
- Voltar
Metadados
Descrição
To examine education in respect of migration and human rights it is necessary to situate education in a global historical and political macro context. We are therefore presenting a reflection of globalisation and the challenges faced by education from a cross-cultural perspective. The good intentions expressed in the rhetoric of international organisations do not materialise in reality. The significant difference which exists in the quality of education between rich and poor nations is one of the main reasons provoking migration. The intercultural perspective provides the possibility to question the dominant universal knowledge and to accept the existence of plural ‘knowledges’. The cultural diversity of knowledge, beliefs and world visions must be considered in the context of biodiversity. Education emerges as a fundamental question in the hope of sections of civil society that can be regrouped under the term ‘alter-globalisation’ which proposes the construction of a better world. Key words: education, cross-cultural, globalisation, cultural diversity, ethnocentrism.||Analisar a educação nas suas relações com as migrações e os direitos humanos implica em situá-la em um amplo contexto histórico e político, com abrangência mundial. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre a globalização e os desafios que ela representa para a educação, a partir de uma perspectiva intercultural. Os organismos internacionais se utilizam de uma retórica plena de boas intenções, mas que, como em toda retórica, não se realizam efetivamente, na maioria dos casos. Uma das razões que contribuem para provocar as migrações é a grande diferença que existe entre a qualidade da Educação nos países ricos e nos países pobres. A perspectiva intercultural constitui a possibilidade de negar a universalidade dos saberes dominantes e de respeitar a existência de uma pluralidade de saberes. A biodiversidade é um dos argumentos que reafirmam a diversidade cultural dos saberes. A educação se apresenta, então, como uma questão fundamental para reforçar a esperança das pessoas que constituem uma parte importante da sociedade civil. Esses argumentos podem ser articulados em torno da palavra altermundialismo, criada para ressignificar a construção de um mundo melhor. Palavras-chave: educação, interculturalidade, globalização, diversidade cultural, etnocentrismo.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Marín, José | Dasen, Pierre R.
Data
28 de maio de 2021
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Unisinos
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 44 n. 1 (2008): Janeiro/Abril; 13-27 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion