-
Education inclusion of pupils with Down`s Syndrome||Inclusión educacional de alumnos con Síndrome de Down||INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- Voltar
Metadados
Descrição
One is about an ethnography research that investigates the attempt of inclusion of three pupils with Down`s Syndrome in a public school. The collection of data was carried through ethnographical fiches and a logbook. The analysis of the collected information allows the following considerations: a) inside of a proposal of an inclusion educational if it hides an incisive form of segregation – two of the investigated pupils have space/restricted access in the school; b) on the other hand, and paradoxicalally, the research also demonstrates inclusion possibilities – the third pupil frequents a regular group of fourth year of Elementary School of full form; c) external factors to the school, as the presence and support of the family, influenced the process of educational inclusion excessively in the investigated locus.||Tratase de una pesquisa etnográfica que investiga la tentativa de inclusión de tres alumnos con Síndrome de Down en una escuela pública. La colecta de datos fue realizada por medio de fichas de observación etnográfica y uno diario de campo. El análisis de las informaciones colectadas permite las siguientes consideraciones: a) dentro de una propuesta de inclusión educacional escondiese una forma incisiva de segregación – dos de los alumnos investigados tienen espacio/acceso restricto en la escuela; b) por otro lado, y paradójicamente, la pesquisa también demuestra posibilidades de inclusión – lo tercero alumno frecuenta una turma regular de 4ª serie de forma plena; c) factores externos a la escuela, como la presencia y apoyo de la familia, influenciaran sobremanera lo proceso de inclusión educacional en el locus investigado.||Trata-se de uma pesquisa etnográfica que investiga a tentativa de inclusão de três alunos com Síndrome de Down em uma escola pública. A coleta de dados foi realizada através de fichas de observação etnográfica e um diário de campo. A análise das informações coletadas permite as seguintes considerações: a) dentro de uma proposta de inclusão educacional se esconde uma forma incisiva de segregação – dois dos alunos investigados têm espaço/acesso restrito na escola; b) por outro lado, e paradoxalmente, a pesquisa também demonstra possibilidades de inclusão – o terceiro aluno freqüenta uma turma regular de 4ª série do Ensino Fundamental de forma plena; c) fatores externos à escola, como a presença e apoio da família, influenciaram sobremaneira o processo de inclusão educacional no locus investigado.
ISSN
1980-6183
Periódico
Autor
Millen Neto, Alvaro Rego | Silva, T.J. Cardoso
Data
15 de agosto de 2008
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/3607 | 10.5216/rpp.v11i2.3607
Idioma
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 11 No. 2 (2008); 105 - 113 | Pensar a Prática; v. 11 n. 2 (2008); 105 - 113 | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Inclusão Educacional | Síndrome de Down | Educação Física | Educação Física Adaptada
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares | Pesquisa Qualitativa