-
Education policies to strengthen directive leadership: challenges for Chile in a comparative analysis with OECD countries||Politicas educativas de fortalecimiento del liderazgo directivo: desafios para Chile en un analisis comparado con paises OCDE||Politicas educacionais de reforco da lideranca diretiva: desafios para o Chile em uma analise comparativa com os paises da OCDE
- Voltar
Metadados
Descrição
In the last decade, for many countries the educational leadership and management have become a priority for public policy. Several factors explain the importance assigned to this function, highlighting: higher expectations of families; demands for accountability of educational outcomes; new trends in the provision of services; and evidence of research on the influence of the quality of processes’ management and leadership on school effectiveness. The Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) highlights the importance of educational leadership, analyzing their current status and trends in member countries, and identifying key factors for its development. The article compares the policies most recently applied in Chile in this area, contrasting experiences of OECD countries. From there, proposals for a sustainable public policy design in the aforementioned framework are suggested.||En la última decada, para muchos paises la direccion escolar y el liderazgo educativo se han convertido en prioridad para la politica pública. Diversos factores explican la importancia asignada a esta funcion, destacandose: mayores expectativas de las familias sobre la educacion; demandas de rendicion de cuentas por los resultados educativos; nuevas tendencias en la provision de servicios; y la evidencia de investigaciónes sobre la influencia que ejerce la calidad de los procesos de direccion y liderazgo en la efectividad escolar. La Organizacion para la Cooperacion y el Desarrollo Economico (OCDE) destaca la importancia del liderazgo educativo, analizando su estado actual y tendencias en paises miembros, e identificando factores clave para su desarrollo. El artículo compara las politicas mas recientemente aplicadas en Chile en este ambito, contrastandolas con experiencias de los paises OCDE, en funcion de lo cual se sugieren propuestas para un diseño de politica pública sustentable en el marco señalado||Na última decada, para muitos paises a gestao escolar e a lideranca educacional tornaram-se prioridade para as politicas públicas. Varios fatores explicam a importância atribuida a esta funcao, destacando as expectativas mais elevadas das familias, exigencias de responsabilização por resultados educacionais, novas tendencias na prestação de servicos e evidencias de pesquisas sobre a influencia da qualidade dos processos de gestao e lideranca na eficácia da escola. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca a importância da lideranca educacional, analisando a situação atual e as tendencias nos paises membros, e identificando os fatores-chave para o seu desenvolvimento. O artigo compara as politicas mais recentemente implementadas no Chile, nesta area, contrastando com as experiencias dos paises da OCDE, onde sao sugeridas propostas de desenho para uma politica pública sustentavel.
ISSN
1809-4465
Autor
Cancino Cancino, Victor Eduardo | Vera Monrroy, Leonardo
Data
20 de fevereiro de 2017
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/836 | 10.1590/s0104-40362017000100002
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 26-58 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Education; Public politics | School management; Educational leadership; School management policies | Educacion; Politicas Públicas | Direccion escolar; Liderazgo educacional; Politicas de gestion escolar | Educação; Politicas públicas | Direcao escolar; Lideranca educativa; Politicas de gestao educacional
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion