-
Educational-communicative action in the relationship of social workers with family and users: integrality in mental health care||Agir educativo-comunicativo na relação de assistentes sociais com familiares e usuários: a integralidade no cuidado em saúde mental
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho tem por objetivo provocar reflexões sobre o potencial das relações humanas para o cuidado em saúde mental a partir da articulação entre o agir educativo de Paulo Freire e o agir comunicativo de Jürgen Habermas, propondo um construto teórico denominado “agir educativocomunicativo” na relação das/dos assistentes sociais com familiares e usuárias/os no processo de trabalho desenvolvido em Centros de Atenção Psicossocial. O construto teórico do agir educativocomunicativo emergiu de categorias fundamentais, tais como: a escuta, o diálogo, a linguagem, a cultura, a horizontalidade e a educação. Além das categorias que emergem da relação entre Habermas e Freire, é possível acrescentar ainda o cuidado, enquanto categoria também fundamental para o agir educativo-comunicativo. A partir dos preceitos antimanicomiais, o agir educativo-comunicativo tem potencial para fortalecer os vínculos familiares e comunitários enquanto intervenção técnicooperativa do serviço social. Para tanto, faz-se necessária uma intervenção potente de educação permanente em saúde com as/os assistentes sociais, no sentido de fortalecer os princípios antimanicomiais na prática profissional, de ampliar a perspectiva histórica sobre a Reforma Psiquiátrica e de fomentar um conceito de educação que seja emancipadora e, por consequência, antimanicomial, baseada no projeto ético-político da profissão.||This work aims to provoke reflections on the potential of human relations in mental health care by articulating Paulo Freire’s educational action and Jürgen Habermas’s communicative action, proposing a theoretical construct called “educativecommunicative action” for the relationship of social workers with family members and users of Psychosocial Care Centers. The theoretical construct of educational-communicative action emerged from fundamental categories, such as: listening, dialogue, language, culture, horizontality and education. In addition to the categories that emerge from the relation between Habermas and Freire, care can also be added as a fundamental category for the educational-communicative action. From the anti-asylum precepts, the educational-communicative action has the potential to strengthen family and community bonds, as an operative technical intervention of social work. To do this, a potent permanent health education intervention is needed among the social workers in order to strengthen the anti-asylum principles in professional practice, to broaden the historical perspective on the Psychiatric Reform and to encourage a concept of education that is emancipatory and, consequently, antiasylum, based on the ethical-political project of the profession.
ISSN
0104-1290
Periódico
Autor
Cardozo, Priscila Schacht | Ferraz, Fabiane | Yasui, Silvio | Souza, Diego Floriano de | Soratto, Jacks
Data
20 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/173881 | 10.1590/S0104-12902019190178
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Saúde e Sociedade | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Saúde e Sociedade; v. 28 n. 4 (2019); 160-173 | Saúde e Sociedade; Vol. 28 No. 4 (2019); 160-173 | Saúde e Sociedade; Vol. 28 Núm. 4 (2019); 160-173 | 1984-0470 | 0104-1290
Assuntos
Saúde Mental | Serviço Social | Integralidade em Saúde | Educação em Saúde | Cuidados Integrais de Saúde | Mental Health | Social Work | Integrality in Health | Health Education | Integral Health Care
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion