-
Educational inequalities as an obstacle to social justice: analisys of the Minas Gerais schools infrastructure||Las desigualdades educativas como obstáculo para la justicia social: análisis de la infraestructura de las escuelas de Minas Gerais||Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyzes the inequality in the infrastructure of Minas Gerais’ basic education schools. The source used was the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) School Census database, 2016. A preliminary survey of the infrastructure measurement methodologies presented in the Brazilian educational literature was carried out, marking the limits and possibilities of the different metrics. The option for a continuous numerical scale that was calibrated to better fit the purposes of this study. This research has as a result the verification of the permanence of the infrastructural precariousness of the Minas Gerais schools, which present conditions for the provision of school basic education in relation to the attendance of public services, facilities and dependencies, and equipment for didactic- pedagogical use. This precariousness manifests itself most clearly in the poorest areas of the state, reproducing inequalities and imposing itself as an obstacle to the educational offer with greater equity.||Este artículo analiza la desigualdad en la infraestructura de las escuelas de educación básica de Minas Gerais. La fuente utilizada fue la base de datos del Censo Escolar del Inep, 2016. Se realizó un relevamiento preliminar de las metodologías de medición de infraestructura presentadas en la literatura educativa brasileña, marcando los límites y posibilidades de las diferentes métricas. La opción de una escala numérica continua que fue calibrada para ajustarse mejor a los propósitos de este estudio. Esta investigación tiene como resultado la verificación de la permanencia de la precariedad infraestructural de las escuelas de Minas Gerais, que presentan condiciones para la provisión de educación básica escolar em relación con la asistencia a los servicios públicos, instalaciones y dependencias, y equipamiento para uso didáctico-pedagógico. Esta precariedad se manifiesta más claramente en las zonas más pobres del Estado, reproduciendo las desigualdades e imponiéndose como un obstáculo a la oferta educativa con mayor equidad.||Este artigo tem como objetivo analisar a desigualdade na infraestrutura das escolas da educação básica de Minas Gerais. A fonte utilizada foi o banco de dados do Censo Escolar do INEP tendo como recorte o ano de 2016. Para a construção da análise, foi realizado um levantamento prévio das metodologias de medição de infraestrutura presentes na literatura educacional brasileira, balizando os limites e possibilidades das diferentes métricas. Optou-se por uma escala numérica contínua que foi aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo. Esta pesquisa tem como achados a verificação da permanência da precariedade infraestrutural das escolas mineiras, que apresentam condições de oferta da educação escolar abaixo do básico em relação ao atendimento de serviços públicos, instalações e dependências, e equipamentos para uso didático-pedagógico. Essa precariedade se manifesta de maneira mais evidente para as áreas mais pobres do estado, reproduzindo desigualdades e se impondo como obstáculo à oferta educacional com maior equidade.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Duarte, Marisa Ribeiro Teixeira | Braga, Daniel Santos
Data
4 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9127 | 10.5335/rep.v26i3.9127
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Daniel Santos Braga | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 26 n. 3 (2019): JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO; 795-814 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares