-
Educational Spaces in the Perspective of Integral Education||Espaços educativos na perspectiva da educação integral
- Voltar
Metadados
Descrição
A proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.||The purpose of this paper is to discuss the educational spaces as possibility of learning. The investigation discusses the routine of science classes and has as instrument the participant observation. The audience is composed by twenty-three 6th grade elementary students from the State Full-time School in the city of Goiás. The theoretical assumptions that guide the research base on the conceptions of Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jacqueline Moll and others. In the results, it became clear that the educational spaces – particularly the source of the Red River located at Serra Dourada – contribute significantly to the integral development of children and adolescents.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Lobato, Iolene Mesquita | Mendonça, Mercês Pietsch Cunha | Morais, Carlla Barbosa de
Data
22 de setembro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/81198 | 10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127
Idioma
Fonte
Comunicação & Educação; v. 19 n. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 119-127 | Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 119-127 | Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 2 (2014): Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas; 119-127 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
teachers | basic education | integral | educational spaces | city of Goiás. | professores | educação básica | educação integral | espaços educativos | cidade de Goiás.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion