-
El círculo (Isabel Allende), el cuadrado (Antonio Dias) y el triángulo (Ana Mae Barbosa)||O círculo (Isabel Allende), o quadrado (Antonio Dias) e o triângulo (Ana Mae Barbosa)
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo, cotejado por las obras de Isabel Allende y Antonio Dias, discute el ejercicio de teoría aplicada que he desarrollado en mi práctica y en investigaciones en la enseñanza del arte, relacionándolo al Abordaje Triangular (Barbosa), a la enseñanza de la Lengua portuguesa y a la Semiótica (Santaella, Peirce y Jakobson).||Cotejado pelas obras de Isabel Allende e Antonio Dias, este artigo discute o exercício de teoria aplicada que tenho desenvolvido em minha prática e em pesquisas no ensino de arte, relacionando-o à Abordagem Triangular (Barbosa), ao ensino de Língua Portuguesa e à Semiótica (Santaella, Peirce e Jakobson).
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Losada, Terezinha
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71874 | 10.22456/2357-9854.71874
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71874/43527 | /*ref*/ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1984. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (Org.). Abordagem Triangular no ensino das artes eculturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/BAZIN, Germain. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998. | /*ref*/CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1990. | /*ref*/GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986. | /*ref*/HABERMAS, Jürgen. Modernidade versus pós-modernidade. Arte em Revista, ano 5, n. 7, p. 86-91, ago. 1983. | /*ref*/JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969. | /*ref*/LOSADA, Terezinha. A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte. Rio de Janeiro: FAPERJ/Mauad, 2011. | /*ref*/OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1984. | /*ref*/PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977. | /*ref*/SANTAELLA, Lucia. Por uma classificação da linguagem visual. Face, v. 2, n. 1, p. 43-67, jan./jun. 1989. | /*ref*/SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001. | /*ref*/WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Abordaje Triangular. Teoría aplicada. Semiótica. | Artes Visuais; Educação | Abordagem Triangular. Teoria aplicada. Semiótica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion