Descrição
O presente artigo busca apresentar dados da pesquisa realizada nos artigos e banners publicados no GT-17 (Filosofia da Educação) da ANPED[1] no período de 2001 a 2007. A investigação é parte do projeto “Paradigmas Filosóficos na educação: perspectivas para pensar a formação e educação humanas”. De uma mostra ampla de trabalhos apresentados na ANPED (97 trabalhos) e paradigmas neles localizados, selecionamos sete trabalhos, os quais apresentam, em seu contexto, a palavra emancipação, em perspectiva similar a que Freire utiliza em seus escritos, ou seja, a perspectiva de mudança do modelo capitalista de sociedade. A utilização desse material (os trabalhos apresentados no GT-17 da ANPED) objetivou, em primeiro lugar, dialogar com Paulo Freire a respeito do modo como a teoria freiriana trata do conceito emancipação. Em segundo lugar, procedeu-se à análise dos sete trabalhos, o que propiciou alargamento da discussão a respeito do modo como determinados conceitos (inclusive a emancipação) são tratados e possibilitou a realização de relações entre o modo como Freire trata do referido conceito e a maneira como é trazido nos lugares que a Filosofia da Educação ocupa.[1] Associação Nacional de Pós – Graduação em Educação