-
Empoderamento e educação na cultura digital
- Voltar
Metadados
Descrição
Diante do descompasso da escola com a cultura digital, torna-se relevante a pesquisa em educação que busque explorar, a partir de uma perspectiva crítica, o potencial da integração de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Este artigo realiza uma revisão crítica da literatura no campo de conhecimento da mídia-educação, tratando de identificar e compreender espaços de possibilidade do empoderamento de sujeitos na educação mediada por tecnologias. A partir de um resgate histórico da educação, promove-se uma análise onde são apontados alguns desafios da educação contemporânea, tais como o protagonismo de estudantes para a definição das perguntas e de suas trajetórias para responde-las, ou ainda o distinto papel do professor. A tese defendida é a de que nas redes digitais podem ser identificados espaços de possibilidade para a formação crítica de sujeitos, desde que a dimensão individual do empoderamento seja entrelaçada à dimensão social. A aposta é que surge aí um novo ativismo político na rede que pode ajudar a vitalizar a cultura cívica, que tem um papel relevante para uma cidadania na cultura digital. Como resultado da reflexão, é indicado o entrelaçamento entre singular e universal, particular e coletivo, que pode ocorrer se for dada a ênfase na sinergia entre o empoderamento individual e social como demanda premente da educação com, para e através das mídias.
Palavras-chave: Educação pela Mídia. Educação para a Cidadania. Conhecimento e Poder. Cultura Digital.
Abstract
Faced with the gap between school and digital culture, it comes to relevance the research in education that seeks to explore, from a critical perspective, the potential of the integration of information and communication technologies (ICT) in education. This article presents a critical review of the literature in the field of media-education studies, trying to identify and understand spaces of possibility for citizens' empowerment in technology-mediated education. Through a historical analysis of education, the study can point out some challenges of contemporary education, such as the protagonist students' role to define the questions and also their paths to answer them, or the distinguished role of the teacher. The thesis defended is that spaces of possibility for critical education can be identified in digital networks, if it is provided, simultaneously, the individual and the social dimension of empowerment. The bet is that there arises a new political activism in social networks that can help vitalize the civic culture, which has a relevant role for citizenship in digital culture. As a result of the reflection, it is indicated the interconnection between singular and universal, private and collective, which can occur if the emphasis is placed on the synergy between individual and social empowerment as the urgent demand of education with, for and through media.
Keywords: Media Education. Education for Citizenship. Knowledge and Power. Digital Culture.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Andrea Brandão Lapa; Universidade Federal de Santa Catarina | Antonio Bartolomé Pina; Universitat de Barcelona | Michel Menou
Data
24 de abril de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 43 (2019); 419-438
Tipo
Avaliado por Pares