Descrição
este artigo busca apresentar, de forma breve, um levantamento imagético-mitológico presente na obra poética atribuída ao autor seiscentista brasileiro Gregório de Matos, cujo rico material que lhe é atribuído permeia diversas temáticas no gênero lírico: a religiosa, a lírico-amorosa, ou a satírica (de onde provém a alcunha de “Boca do Inferno”). Apesar de ser um material apócrifo e sem data definida, as imagens empregadas pelo poeta baiano, demonstram não apenas grande conhecimento das preceptivas retóricas do período seiscentista, como também seu emprego e domínio das mesmas. Isso fica claro quando o mesmo recorre a diversas fontes, como a bíblica, a mitológica, a medieval e a humanista (que buscava amalgamá-las), além dos autores contemporâneos, de modo especial os espanhóis. Dessa maneira, abordaremos, de modo especial, poemas que tratam do maravilhoso pagão. Empregaremos, a título ilustrativo, imagens pictóricas e iconológicas seiscentistas que abordam algumas das divindades empregadas pelo poeta, já que tais imagens permeavam a Weltanschauung do período.