-
En la escuela, en la ciudad, en el museo: hacer y pensar las artes visuales en la educación infantil||Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
Al reflexionar sobre las artes visuales en la Educación Infantil, el artículo parte de una concepción teórica y práctica de arte como un proceso continuo y cotidiano — que involucra investigar, experimentar, explorar materiales, ideas y posibilidades, proyectar, realizar —, para entonces cuestionar la adecuación de la expresión "enseñanza de arte" en el ámbito de la educación infantil. Los aspectos conceptuales se articulan a la práctica docente, a través de retratos de actividades y conocimientos construido por un grupo de niños de 3-6 años y su maestra en una institución de educación preescolar pública de Évora — Portugal. Discute la importancia de los materiales, de los espacios y de la experimentación que pueden desencadenar y/o intensificar el pensamiento creativo; reflexiona sobre la contribución de visitas a museos y de paseos en la ciudad como oportunidades para aprender a observar, a refinar la mirada y potenciar los procesos creativos y simbólicos de los niños.||Ao refletir sobre as artes visuais na Educação Infantil, o artigo parte de uma concepção teórica e prática de arte como um processo contínuo e cotidiano — que envolve pesquisar, experimentar, explorar materiais, ideias e possibilidades, projetar, realizar —, para então questionar a pertinência da expressão “ensino de arte” no âmbito na Educação Infantil. As questões conceituais são articuladas à prática docente, por meio de retratos dos fazeres e saberes construídos por um grupo de miúdos de 3 a 6 anos e sua educadora, em uma instituição de educação pré-escolar pública de Évora — Portugal. Tematiza a importância dos materiais, dos espaços e da experimentação que desencadeiam e/ou intensificam o pensamento criativo e a contribuição de visitas a museus e de passeios na cidade como oportunidades para aprender a observar, a refinar o olhar e potencializar os processos criativos e simbólicos das crianças.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
CAPES Bolsa professor visitante no exterior
Autor
Ostetto, Luciana Esmeralda | Melo, Maria Isabel
Data
29 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92372 | 10.22456/2357-9854.92372
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92372/54598 | /*ref*/BURTON, Judith. Preâmbulo. In: CABRAL, Marta. As coisas partidas podem ser bonitas. Lisboa: APEI, 2016. p. VI. | /*ref*/CABRAL, Marta. As coisas partidas podem ser bonitas. Lisboa: APEI, 2016. | /*ref*/CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Um pouco além das decorações das salas de aula. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 13, nº. 1, p. 133-149, jan./jun., 2005. | /*ref*/GANDINI, Leila. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn et al. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre:Artes Médicas, 1999. p.145-158. | /*ref*/GANZER, Adriana A. Turbilhão de sentimentos e imaginações: as crianças vão ao museu, ou ao castelo... In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Orgs). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas-SP: Papirus, 2005. p.85-92. | /*ref*/HOLM, Anna Marie. A energia criativa natural. Pro-Posições, Faculdade de Educação / UNICAMP, v. 15, n. 1 (43), jan./abr. 2004. | /*ref*/HOLM, Anna Marie. Baby-art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: MAM, 2007. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Orgs). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas-SP: Papirus, 2005. p.19-54. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Experiência estética e formação cultural: rediscutindo o papel da cidade e de seus equipamentos culturais. In: MAKOWIECKY, Sandra; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e (Orgs.). Ensaios em torno da arte. Chapecó: Argos, 2008. p.55-74. | /*ref*/MELO, Maria Isabel. Arte na Educação Infantil: histórias e práticas. Entrevista à Luciana Esmeralda OSTETTO. Évora, 15 de março de 2019 (não publicada). | /*ref*/OSTETTO, Luciana E. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Cadernos de Formação da UNIVESP. São Paulo: Cultura Acadêmica. 2011. p. 27-39. Disponível em: Acesso em: | /*ref*/RINALDI, Carla. O ambiente da infância. In: CEPPI, Giulio; ZINI, Michele. (Orgs). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2013. p.122-128. | /*ref*/VECCHI, Vea. I linguaggi poetici come contrapposizione alla violenza. In: REGGIO CHILDREN. Bambini arte artisti. Reggio Emilia: Reggio Children, 2007. p.137-143. | /*ref*/VECCHI, Vea. Arte y creatividad en Reggio Emilia; el papel de los talleres y sus posibilidades en educación infantil. Madrid: Ediciones Morata, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | 2357-9854
Assuntos
Arte y Educación Infantil. Artes Visuales. Lenguajes Expresivos. Educación Estética. | Educação Infantil; Artes Visuais | Arte e Educação Infantil. Artes Visuais. Linguagens Expressivas. Educação Estética.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion