-
Enade Exam In The Perspective Of Formal Leaders||Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes según la vision De Lideres Formales||Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na visao de lideres formais
- Voltar
Metadados
Descrição
This research, aimed to highlight the perspective of two formal leaders, focused on factors that result in an IES ENADE. The study aimed to construct a methodological approach grounded in a qualitative exploratory research, characterized as a case study. The sample of subjects was supported by the technical "Snowball" (snowball sampling), for both subjects selected for the research were the Director of Evaluation and Planning and the coordinator of the committee for assessment, (both directly responsible for all phases of ENADE, IES in the study). The data collection were unstructured interviews and data analysis to discourse analysis, where data were systematically compared, considering the points highlighted by interviewees as repetitions of expressions, differences, words, ideas, reflections and positions about the object of study. The context made it possible to identify some factors that affect the results of ENADE. Thus, the findings suggest that among the many important factors to obtain a satisfactory result in ENADE, awareness, motivation and the commitment of students with ENADE are considered as most significant in the view of the leaders interviewed.||Esta investigación tiene por objeto destacar la perspectiva de dos lideres formales sobre factores que afectaron el resultado del ENADE (Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes, creado por el Ministerio de Educacion brasileño) de una IES (Institucion de Educacion Superior). El estudio trata de construir una metodologia basada en una investigación cualitativa, de tipo exploratorio, que se caracteriza como un estudio de caso. La muestra de los sujetos se apoyo en la tecnica denominada «Bola de nieve» (snowball sampling), para la cual se seleccionaron la Directora de Evaluacion y Planificacion y la coordinadora de la Comision Propia de Evaluacion, ambas responsables directas por todas las fases del ENADE, de la IES en estudio. En la recoleccion de datos se utilizo la entrevista no estructurada y en el analisis de datos, el analisis del discurso, donde los datos se compararon de forma sistematica, teniendo en cuenta los puntos que los entrevistados destacaron, tales como repeticiones de expresiones, divergencias, palabras, ideas, reflexiones y posiciones sobre el objeto del estudio. El contexto permitio identificar algunos factores que afectan el resultado del ENADE. Asi, los resultados refuerzan que, entre los factores importantes que existen en busca de un resultado satisfactorio en el ENADE, la sensibilizacion, la motivacion y el compromiso de los estudiantes con el ENADE son considerados como los mas importantes según la vision de los lideres entrevistados.||Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a otica de duas lideres formais sobre fatores que incidiram no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de uma Instituicao de Ensino Superior (IES). A pesquisa buscou construir um caminho metodologico alicercado em uma pesquisa de natureza qualitativa, de carater exploratorio, caracterizada como um estudo de caso. A amostra dos sujeitos foi apoiada na tecnica "Bola de Neve" (snowball sampling); para tanto, foram selecionadas a Diretora de Avaliação e Planejamento e a coordenadora da Comissao Propria de Avaliação, ambas responsaveis diretas por todas as fases do ENADE, da IES em estudo. Na coleta de dados foi utilizada a entrevista nao estruturada, e na analise dos dados utilizou-se analise do discurso, onde os dados foram sistematicamente comparados, considerando pontos destacados pelas entrevistadas, como repeticoes de expressoes, divergencias, palavras, ideias, reflexoes e posicionamentos acerca do objeto do estudo. O contexto possibilitou identificar alguns fatores que interferem no resultado do ENADE. Desta maneira, os achados reforcam que, dentre os muitos fatores importantes para obter-se um resultado satisfatorio no ENADE, a sensibilização, a motivação e o compromisso dos alunos com o ENADE sao tidos como os mais significativos na visao das lideres entrevistadas.
ISSN
1809-4465
Autor
Pederneiras, Marcleide Maria Macedo | Lopes, Jorge Expedito de Gusmao | Ribeiro Filho, Jose Francisco | Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Data
20 de abril de 2011
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 71 (2011): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 381-400 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Evaluacion; Sensibilizacion; Motivacion | Evaluation; Sensitiveness; Motivation | Avaliação; Sensibilização; Motivação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion