Descrição
O presente artigo é resultado parcial de uma pesquisa de Mestrado, intitulada “Encenando Gênero em espaço de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentes” e defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Apresentam-se experiências vivenciadas durante o processo prático realizado no Colégio Estadual Thales de Azevedo, e a partir dessas experiências dialoga-se com questões de gênero, sexualidade e raça, discorrendo sobre alguns conceitos chaves, tais como transexualidade, gênero e identidade. Quanto o caminho percorrido, apresentam-se alguns conceitos, elementos e estratégias metodológicas utilizadas durante o processo. Dentro dessas escolhas metodológicas, encontram-se princípios, elementos e técnicas do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal, como o Teatro Fórum, o papel do curinga e os espect-atores. Ao falar de opressão, e a partir das experiências práticas, e dos lugares de fala dos sujeitos, evidencia-se que não podemos falar de gênero sem recorte de classe, raça, idade. PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Sexualidade. Teatro do Oprimido. Pedagogia do Teatro