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English teachers’ processes of subjectification nowadays||Processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade
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Metadados
Descrição
Based on Pêcheux’s theoretical and philosophical concepts of Discourse Analysis (2009) and Orlandi (2005, 2006, 2007), who initially developed his field of study in Brazil, this study presents the results of a research (PIBIC CNPq 2014-2015) that investigated the processes of subjectivation of English teachers nowadays. Our aim was to study the discursivity in English teacher education, seeking to understand which discourses were more evinced in the processes of subjectivation of English teachers and what consequences they bring to their education and to the constitution of their identities. The analysis revealed the predominance of a teacher consisting mainly by absence (of preparation, linguistic and/or theoretical knowledge, practice, etc.), evidenced by different types of discourses (didactic and pedagogical, teaching and learning, scientific, educational and instructional). We found out that this “absence” is increasingly present in the English teachers’ education, since the processes of objectivation/ subjectivation of the teacher seem to reinforce this discourse, and restrict the constant process of transformation, in which the subject would assume different identities at different times, always in search of completeness. From this research, we could study a new perspective through which it is possible to know undergraduation courses and highlight the role of public universities in teacher education and in the development of research.||Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa (PIBIC CNPq 2014-2015) que investigou os processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade, à luz da Análise de Discurso de orientação pecheutiana (2009) e de sua vertente brasileira, desenvolvida inicialmente por Orlandi (2005, 2006, 2007). Para tanto, nosso objetivo foi estudar a discursividade em torno da formação de professores de inglês, buscando compreender quais discursos mostramse de forma mais evidente nesses processos de subjetivação e que consequências trazem para a formação docente e para constituição de suas identidades. Na análise, observamos a predominância de um professor constituído principalmente pela falta (de preparo, de conhecimentos linguísticos e/ou teóricos, de prática, etc.), evidenciada em diferentes tipos de discursos (didático-pedagógico, ensino-aprendizagem, científico, político educacional e instrucional). Constatamos que essa “falta” está cada vez mais presente na formação de professores de inglês, uma vez que os processos de objetivação/subjetivação do sujeito professor parecem reforçar esse discurso, e os restringirem do processo constante de transformação, em que o sujeito assumiria identidades diferentes, em diferentes momentos, sempre em busca da completude. A partir desta pesquisa, pudemos estudar mais um ângulo por meio do qual é possível conhecer os cursos de licenciatura e ressaltar o papel da universidade pública na formação de professores e no desenvolvimento de pesquisas.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Assis, Ana Júlia Monteiro de | Costa, Marco Antônio Margarido
Data
31 de outubro de 2015
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/438 | 10.35572/rlr.v4i2.438
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 4, n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 29-55 | Revista Letras Raras; v. 4, n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 29-55 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v4i2
Assuntos
Teacher education; Discourse; Processes of subjectivation; | Formação de professores de inglês; Discurso; Processos de subjetivação;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion