-
ENSINANDO QUÍMICA POR MEIO DE MÍDIAS DIGITAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente estudo abordou a importância do uso de tecnologias digitais noensino por meio da plataforma do Youtube e do Facebook. A atividade foi desenvolvida por graduandos do curso de Licenciatura em Química que estão vinculados ao PIBID com alunos do segundo ano do ensino médio. O estudo contribuiu para promoção de mudanças na forma tradicional de ensino.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Araujo, Liderlanio de Almeida | Marinho, Marcella Estanislau | Leite, Lúcia Fernanda C. da Costa
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/247992/36475 | /*ref*/AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: .Acesso em: 20 set. 2018. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília, 1999. BUFFARDI, L. e CAMPBELL, W. Narcissism and Social Networking Web Sites. Personality and Social Psychology Bulletin, 34, 1303-1314, 2008. GIL, P. D.; CARVALHO, A. M. P. de. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1995. CORREIA , P. M. A. R.; MOREIRA, M. F. R.; Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. ALCEU - v. 14 - n.28 - p. 168 a 187 - jan./jun. 2014 FACEBOOK. Facebook Launches Additional Privacy Controls for News Feed and Mini- - Feed. Facebook Newsroom, junho de 2013a. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MATURANA, H. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2018. ______________. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, ECA - Ed. Moderna, 1995. p. 27 a 35. PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. ___________. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978. PIVETTA, H. FOLETTO, M.; AGUIAR, I. S. M.. Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofício. Educação, Porto Alegre, v. 31, nº 3, p. 250-257, set./dez., 2008 REES, J. Teaching history with Youtube. American Historical Association. May, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018. SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus, 2004. SANTOS, R. M.; SILVA, A. C. Relação professor aluno: uma reflexão dos problemas educacionais. Trabalho de conclusão de curso. UNAMA. 2002. SCHLEMMER, E. Formação de professores na modalidade on-line: experiências e reflexões sobre a criação de espaços de convivência digitais virtuais. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 99-122, nov. 2010. SILVA, M. Internet na escola e inclusão. Tecnologias na escola – Ministério da Educação. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2018. SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2003. TARDELI, D. D’A. O respeito na sala de aula. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. TUFEKCI, Z. Grooming, G. Facebook and Myspace: What Can We Learn About These Sites From Those Who Won’t Assimilate? Information, Communication & Society, 11, 544- 564, 2008. VASCONCELOS, F. C. G. C. de; MELO, S. K. S. de; ARROIO, A.; LEÃO, M. B. C. O.; O uso vídeos no ensino de Química: análise da temática nas publicações da Química Nova na escola. IX Congresso internacional sobre investigación en didáctica de las ciências. Girona, 2013. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2018 VIECHENESKI, J. P; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Ponta Grossa – Disponível em: Acesso em: 20 set. 2018
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 20, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v20i1
Assuntos
Mídias; Ensino; Aprendizagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares