-
ENSINO COLABORATIVO: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS REVISTAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2012 A 2017
- Voltar
Metadados
Descrição
O ensino colaborativo é considerado uma estratégia essencial para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, pois leva como requisito o trabalho conjunto do professor da educação regular e o professor do ensino especial. Esse modelo de ensino deve ser compreendido como uma forma de educação em que todos os envolvidos sejam responsáveis pelo processo de desenvolvimento e inclusão do aluno. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática dos artigos publicados pela Revista Brasileira de Educação Especial e Revista de Educação Especial nos últimos 10 anos, com o tema ensino colaborativo e foco no trabalho do psicólogo, no campo da inclusão, e sua contribuição no contexto escolar. A metodologia utilizada para o presente estudo foi a revisão sistemática articulada a revisão bibliográfica. Frente ao estudo realizado percebe-se que o número de estudos com a temática ensino colaborativo em relação a parceria entre psicólogo e especialista são praticamente inexistentes. Conclui-se que o presente estudo pode contribuir como incentivo e realização de pesquisas nessa área sendo, portanto, relevante para aprofundar e possibilitar estudos sobre o ensino colaborativo e o trabalho do psicólogo na educação especial.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Guélhiri, Vaniéli | Rodrigues Lessa, Tatiane Cristina | Fernandes Fantacini, Renata Andrea
Data
26 de julho de 2018
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397 | 10.5016/camine.v10i1.2397
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2338 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2305 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2379 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2380 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2381 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2952 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2397/2953
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 10 n. 1 (2018); 94-110 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v10i1
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares