-
Ensino da Educação Física: caminhando para um salto qualitativo
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente estudo tem como objetivo central, apresentar indicadores que orientam o ensino da Educação Física na escola em uma perspectiva de transformação da situação tradicional. Pretende-se para isso, identificar e mapear os indicadores a partir da produção dos pesquisadores da área que concebe a Educação Física como um componente curricular. Os autores que serão pesquisados são os que deram um salto qualitativo a disciplina Educação Física a partir da década de 80, com um olhar pedagógico para a disciplina na escola. Esse estudo é classificado como uma pesquisa bibliográfica. Encontra-se neste estudo, uma passagem pela história da Educação Física segundo os princípios tradicional, para entendermos a atual concepção da disciplina e como deve ser o procedimento pedagógico do professor a partir desse entendimento, bem como uma apresentação dos princípios teóricos dos autores que favoreceram para a qualificação da disciplina Educação Física, apontando os pontos convergentes entre eles que sinalizam essa necessária transformação dos princípios tradicionais para os princípios da teoria crítica de educação. Sendo assim, os indicadores encontrados foram: a partir das contribuições da motricidade humana, é a passagem do físico tão-só a complexidade humana, carregado de sentido e de significado para quem realiza o movimento intencional rumo à transcendência do ser que tem desejos e vontades (SERGIO, 1994). A Educação Física é a disciplina do currículo escolar que tem a responsabilidade de ensinar os conteúdos pedagógicos da cultura, aproximando a realidade da escola com a realidade dos estudantes (FREIRE, 1992). Outro indicador encontrado foi que o movimento que o sujeito realiza ao jogar, praticar ginástica, lutar, favorece a preparação do indivíduo para desenvolver-se na sociedade com atitudes autônomas (KUNZ, 1996). Por fim, em Betti (1992) está disciplina, possibilita ao aluno o acesso à cultura física e analisa o corpo e movimento, sendo estes indicadores dessa transformação.
ISSN
2359-232X
Colaboradores
Universidade Estadual de Londrina | CNPQ
Autor
Gonçalves, Maira Stefani; Universidade Estadual de Londrina | Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria
Data
29 de julho de 2016
Formato
Idioma
Fonte
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3, n. 5 (2016): v.3, n.5, out./dez. (2016) | 2359-232X
Assuntos
Humanas; Educação | Ensino da Educação Física, Superação, Formação de Professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion