-
Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
In order to unmask a false conflict between contemporary art and emancipatory education, this study presents a reflection on the conceptual clashes needed to address the contemporary art in school art education. For this, one starts with a description of the intertwining of art and the market, considering the post-modernist nuances of this relationship. The theoretical construct is supported through the historical and dialectical materialism, with emphasis on Terry Eagleton and Antonio Gramsci, in so far as they highlight the importance of historical thinking in the humanemancipation process. The rise of the art as commodity from the 1970s and the privatization of culture started in the 80s are investigated as important dimensions in the redirection of the role of art and the artist today.||No intuito de desmascarar uma falsa incompatibilidade entre arte contemporânea e educação emancipatória, este estudo apresenta uma reflexão sobre os enfrentamentos conceituais necessários ao abordar a arte contemporânea no ensino de arte escolar. Para tanto, parte-se de uma descrição do entrelaçamento entre arte e mercado, considerando as nuances pós-modernistas desta relação. A sustentação do construto teórico se dá por meio do materialismo histórico-dialético, com ênfase em Terry Eagleton e Antonio Gramsci, na medida em que estes destacam a importância do pensamento histórico no processo de emancipação humana. A ascensão da mercadoria arte a partir dos anos 1970 e a privatização da cultura iniciada nos anos 80 são investigadas como dimensões importantes no redirecionamento do papel da arte e do artista na atualidade.
ISSN
1518-5494
Periódico
Autor
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
Data
4 de fevereiro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20194 | 10.26512/vis.v14i2.20194
Idioma
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte; v. 14 n. 2 (2015); 209-223 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Arte contemporânea. Pós-modernismo. Ensino de arte. Educação emancipatória. | Contemporary art. Postmodernism. Teaching art. Emancipatory education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion