-
Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura||The teaching of literature written in English: a dialogue with methodological proposals based on the Dialogical Analysis of Literature
- Voltar
Metadados
Descrição
As discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa no Brasil são em número bastante reduzido se comparadas com todas as pesquisas e obras voltadas ao ensino de literatura em língua portuguesa, letramento literário, entre outros. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura em língua inglesa a partir da Análise Dialógica da Literatura. Para tal, foram analisadas duas propostas de ensino de literatura em língua portuguesa, a saber, a sequência expandida de Cosson e a proposta dialógica de Cereja, a partir de seis procedimentos analíticos e de três particularidades do texto literário indicados na obra do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), a fim de encontrar contribuições e/ou lacunas dessas propostas se transpostas ao ensino de literatura em língua inglesa. Foi possível perceber que, apesar das contribuições que elas trazem para o ensino de literatura, em geral, e de lacunas que se apresentam a partir dos pressupostos da análise dialógica, alguns desafios também surgem, como a questão da heterogeneidade linguística dos(as) discentes e o tempo reduzido que docentes têm para o ensino de literatura em língua inglesa.||Studies on the teaching of literature written in English in Brazil are not many if compared to research and published works on the teaching of literature written in Portuguese, literary literacy, among others. This article aims to discuss the teaching of literature written in English based on the Dialogical Analysis of Literature. To do so, we analyzed two teaching proposals, namely, Cosson’s expanded sequence and Cereja’s dialogical proposal, based on six analytical procedures and three literary features alluded to in the works of the Circle (Bakhtin, Voloshinov, Medvedev). The main goal was to find contributions and/or gaps when transposing those proposals to the teaching of literature written in English. The analysis showed that despite the contributions they bring to the teaching of literature in general and the gaps they present when analyzed based on the assumptions of the dialogical analysis, some challenges also arise, such as the issue of the students’ linguistic heterogeneity and the reduced amount of time teachers usually have to teach literature written in English.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Bandeira de Melo Jr, Orison Marden
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1499 | 10.35572/rlr.v8i3.1499
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244 | Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v8i3
Assuntos
Letras; Literatura; Literatura em língua inglesa | Ensino de literatura em língua inglesa; Análise dialógica da literatura; Sequência expandida de Cosson; Proposta dialógica de Cereja
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion