-
Ensino de nove anos: desafios e possibilidades de sua implementação
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possível concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.
ISSN
2238-1279
Autor
Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí | Klinger Teodoro Ciríaco; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí
Data
26 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 38 (2018); 199-220
Tipo
Avaliado por Pares