-
ENSINO DE QUÍMICA E LIBRAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
- Voltar
Metadados
Descrição
O trabalho em questão trata-se de uma ação do projeto de extensão universitária denominado “Acessibilidade em tempos de quarentena e a Covid-19” da sessão de Acessibilidade do IQ-UFRJ. O evento foi realizado envolvendo os autores, culminando em uma apresentação em formato de live, devido a atual pandemia vivida. O objetivo desse projeto é realizar, dentre outras ações, comunicações em formato virtual para difundir informações e gerar saudáveis debates entre a comunidade universitária e o público em geral, sobre a questão da inclusão e da acessibilidade, principalmente no contexto contemporâneo e mundial. A live em pauta consistiu em uma atividade resultante de um processo extremamente cuidadoso, em que estudantes e profissionais debateram aspectos relacionados ao ensino de Química e à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tal sistematização circunscreveu a apresentação, em Libras, com interpretação simultânea para o Português, de quatro perspectivas em torno da educação Química para surdos, a saber, (i) experiências quanto à atividades em um projeto de extensão de educação bilíngue; (ii) a semiótica na sala de aula inclusiva a surdos; (iii) a formação de professores de Ciências da Natureza e a educação de surdos; e (iv) a relação entre os professores e os intérpretes educacionais de Libras-Português em sala de aula; seguida de uma discussão com os espectadores. O resultado foi gratificante para todos os envolvidos, em virtude da possibilidade de reunir e compartilhar atuais e relevantes questões no que tange ao ensino de Química para surdos.
ISSN
2358-8195
Periódico
Autor
Passinato, Cristiana de Barcellos | Gomes, Eduardo Andrade | Pereira, Kevin Lopes | Bozzi, Raquel Alves | Ferreira, Nathália Barros
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/20588 | 10.15210/ee.v26i2.20588
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 26, n. 2 (2021): Expressa Extensão; 377-390 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v26i2
Assuntos
Ensino de Química. Intérpretes. Libras. Professores. Surdos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion