Descrição
O presente artigo visa analisar as implicações do ensino de sociologia no que concerne ao ensino médio, especificamente, o ensino técnico, que, esquematicamente, busca pautar uma forma de ensino baseada na formação dos aspectos técnicos do sujeito. Deste modo, busca-se analisar os possíveis efeitos do ensino de sociologia sobre o ensino técnico, considerando que este produz um novo tipo de subjetividade baseada na noção de competência. Nesse sentido, o artigo realizará um breve histórico do desenvolvimento da noção de competência e de como houve o desmembramento com a ideia da qualificação, além de caracterizar os aspectos que concernem à racionalização e ao ensino técnico – a inserção do modelo neoliberal – a partir da discussão ensejada por Michel Foucault, especificamente no curso Nascimento da Biopolítica, para a discussão acerca da competência por intermédio da noção de empresário de si mesmo, procurando compreender a experiência da atividade docente de modo a inferir os aspectos que caracterizam a especificidade do ensino de sociologia, isto é, seu caráter crítico e reflexivo e a lógica do ensino técnico, a mobilização e a articulação de um contingente específico de saberes.