Descrição
A existência do fenômeno social da exclusão digital, bem como, suas conseqüências negativas, não apenas ao indivíduo mas à sociedade como um todo, é um fato. A partir
deste, este artigo visa conscientizar a população dos avanços exponenciais das tecnologias da informação, suas melhorias ao processo ensino-aprendizagem e, principalmente da
necessidade de uma inclusão digital da massa como forma de dar-lhes garantias de (re) integração ao mercado de trabalho / (re) integração do saber. Dividimos o artigo em quatro partes. Na primeira apresentaremos a questão. Na segunda, abordamos o favorecimento estabelecido aos incluídos digitais, através de exemplificações . Na terceira, apresentamos dois programas de inclusão digital em fase de implantação no município de Natal e outro a nível estadual (RN) (julho/2004). E, por último propomos um plano (iniciativas) que levam à uma ação, no sentido de minimizar ou, idealmente extinguir tal fenômeno info-social.
Palavras-chave: Educação on-line, Internet, inclusão/Exclusão digital, EaD, invisibilidade social.