Descrição
ResumoNeste ensaio, que pretendemos também coreográfico, problematizamos a im?possibilidade da imagem e do corpo de vivenciarem a transparência. Como eixos de provocação para o tema, elegemos dois experimentos: um de dança (o uso de óculos de realidade virtual no Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia) e um de escrita (a transmissão radiofônica “Para acabar com o julgamento de Deus”, de Antonin Artaud (1947)). Através dessa correlação, verificamos a insurgência de um novo jogo corporal mediado pela tecnologia. Tal presença marca o corpo na ausência física do outro em fricções que fazem do olho ficção de um devir imaginado, vivido, desejado; quase cintilação – uma aparição. E, do binômio visível/invisível, um caleidoscópio que se estende até o horizonte onde nunca chegamos.Palavras-chave: Corpo; imagem; presença; háptico.AbstractIn this essay, also a choreographic one, we examine the im?possibility of the image and the body to experience transparency. Two experiments were chosen as the theme’s defiance axes: one of dance (the use of virtual reality glasses in the Dance-Cognition-Technology Laboratory) and one of writing (the Antonin Artaud’s 1947 radio transmission “To end the judgment of God”). By that correlation, we verified the emergence of a new corporal game mediated by technology. Such a presence marks the body in the other physical absence by frictions that make the eye a fiction of an imagined, lived, desired becoming; almost scintillation – an apparition. And, from the visible/invisible binomial, a kaleidoscope extending to the horizon we never arrive.Keywords: Body; image; presence; haptic.