-
Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950||Between Heaven and Earth: the (Neo)concrete Sculptures of Franz Weissmann from the 1950s||Entre el cielo y la tierra: las esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann de los años 1950
- Voltar
Metadados
Descrição
Franz Weissman’s sculptures from the 1950s have an ambiguous reception: whereas international critics receive them as Concrete Art, Brazilian artworld defines them as Neonconcrete. The former describes only their formal elements, but local critics – beginning with Ferreira Gullar – emphasize their expressive effects, which characterize Neoconcretism. This article analyzes how these aspects became meaningful together: first, we have employed what North-American literary criticism defined as “close reading”; after describing their primary components, we focus on the expressive effects. Thus, the analyses of the works Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte and Torre unveil his constructivist project – which would underpin Neoconcretism –, that aimed at the transformation of a country that was unable to implement a full technological modernity.||Las esculturas de Franz Weissmann de los años 1950 tienen una recepción ambigua: mientras los críticos internacionales las reciban como arte concreta, el entorno brasileño las define como neoconcretas. Aquellos describem solamente sus elementos formales, pero críticos locales – a empiezar por Ferreira Gullar – resaltan sus efectos expresivos, que caracterizan el Neoconcretismo. Proponemos analizar cómo estos aspectos se han tornado significativos juntos: primero, aplicamos el método del “close reading” de la crítica literaria norteamericana; después de describir sus componentes primarios, enfocamos los efectos expressivos. Así, las análisis de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte y Torre desvelan su proyecto constructivista – base para el Neoconcretismo –, que buscaba implementar, en un país aun no capacitado, una modernidad tecnológica plena.||As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Silva, Renato Rodrigues da
Data
30 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/162022 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Renato Rodrigues da Silva
Fonte
ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 105-142 | ARS (São Paulo); v. 17 n. 37 (2019); 105-142 | ARS; Vol. 17 Núm. 37 (2019); 105-142 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
Franz Weissmann | Sculptures from the 1950s | Concretism | Neoconcretism | Modern Brazilian Art | Franz Weissmann | esculturas de los años 1950 | Concretismo | Neoconcretismo | arte moderna brasileña | Franz Weissmann | esculturas dos anos 1950 | Concretismo | Neoconcretismo | arte moderna brasileira
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion