Descrição
Este artigo traz uma reflexão téorica acerca do processo artístico, tratandode dois momentos: o que antecede o fazer – as intenções do artista ‐ e o fazerpropriamente dito – a instauração da obra. A discussão concentra‐se em torno da linguagem do desenho, enfatizando seu caráter processual, onde percebemos que a intenção do artista materializa‐se por meio de sua ação sobre o suporte. Para esta reflexão, encontramos subsídio teórico dos autores Flávio Gonçalves e Walter Benjamin, a fim de vislumbrarmos o momento inaugural do objeto artístico, sob um enfoque fenomenológico. Em se tratando da ação, percebemos que o desenho tornase prolongamento do corpo do artista, onde constatamos que é somente pela experiência do traço sobre o papel, que o artista viabiliza e dá forma a seus desejos, onde aqui, contamos com a abordagem psicanalítica de Juan David Nasio. Finalmente, relacionamos a ação do artista com o ato de costurar, segundo a reflexão de Edith Derdyk, que além de artista também escreve sobre o as questões formais e poéticas durante o processo de construção do desenho.Palavras‐chave: desenho; intenção; fazer artístico.