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Entre o feijão e o sonho: discursos ciberativistas sobre a meritocracia na Educação Pública no Rio de Janeiro/Beans and Dreams: cyberactivist discourses on meritocracy in Public Education in Rio de Janeiro
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Metadados
Descrição
Resumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre os discursos de professores ciberativistas acerca da meritocracia aplicada à educação pública no Rio de Janeiro, investigando, a partir da análise retórica proposta pela Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman, as crenças, valores, visões e práticas que servem de base para as argumentações adotadas por esse grupo. Além disso, tecemos uma análise acerca das possibilidades e limites do apelo discursivo dessa retórica praticada online, para fins de mobilização social e política dos professores. Os resultados mostram que os discursos dos oradores do grupo se baseiam, principalmente, em uma dissociação de noções para o termo “escola pública”, que serve de suporte à adoção dos discursos que têm como função exaltar ou execrar valores e hierarquias de valores, e gerar uma comunhão em torno deles, pelo auditório. O lócus do encontro argumentativo foi utilizado, na maior parte das vezes para externar slogans críticos às postagens contrárias, com pouco desenvolvimento dos pontos de vista.
Palavras-chave: Ciberativismo. Educação Pública. Análise Retórica. Argumentação.
Beans and Dreams: cyberactivist discourses on meritocracy in Public Education in Rio de Janeiro
Abstract
The purpose of this article is establishing a discussion on the speeches of cyberactivist teachers about meritocracy applied to public education in Rio de Janeiro. We investigated, based on the rhetorical analysis proposed by the Theory of Argumentation, the beliefs, values, visions and practices adopted as a basis for the arguments used by this group. In addition, we analyzed the limits and possibilities of the discursive appeal of this digital rhetoric, for social and political mobilization of the teachers. Results suggest that discourses of the group's orators are based mainly on dissociation of concepts for the term 'public school'. This supports the adoption of discourses that have the function of exalting or decrying values and hierarchies of values, as well as generating communion among members of the audience. The locus of the argumentative encounter was used, in most cases, to convey critical slogans, with little development of perspectives.
Keywords: Cyberactivism. Public Education. Rhetoric. Argumentation.
ISSN
2238-1279
Autor
Rosa Maria Cardoso dos Santos | Marcio Silveira Lemgruber; PPGE/UNESA
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 6-23
Tipo
Avaliado por Pares