-
Entre Rios Grandes, encontros estéticos significantes||Between two “Rios Grandes”, meaninful aesthetic encounters
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto trata de encontros, afetos, estesia e estética que produzem (auto) formação, na relação entre o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da UFRGS e o trabalho de formação docente na UFRN. Refere-se, também, a interfaces entre referenciais e contextos diversos na investigação de processos de significação para o ensino de arte na infância. ||This text deals with encounters, affections, esthesia and aesthetics that produce (in) formation, in the relationship between the Group of Research in Education and Art of UFRGS and the work of teacher training at UFRN. It also refers to interfaces between references and contexts in the investigation of meaning processes for the teaching of art in childhood.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Pontes, Gilvânia Maurício Dias
Data
24 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/88773 | 10.22456/2357-9854.88773
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/88773/52648 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/88773/49433 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte: anos 1980 e novos tempos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva. 2009. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015. | /*ref*/DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. | /*ref*/FERRAZ, Maria Heloisa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Resende. Metodologia do ensino de Arte: Fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009. | /*ref*/GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002. | /*ref*/IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. | /*ref*/IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. | /*ref*/MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991. | /*ref*/MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. | /*ref*/MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução Paulo Neves e Maria Ermantina Gomes. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. | /*ref*/MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1997. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra (org.). Desenho e escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 71-82. | /*ref*/PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. A presença da arte na Educação Infantil: olhares e intenções. 2001. Dissertação – (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2001. | /*ref*/PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013. | /*ref*/PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; CORDEIRO, Sandro Silva da (org.). Natal em cena: misturando arte, cultura e natureza da Noiva do Sol. Natal: EDUFRN, 2013. | /*ref*/RICHTER, Sandra. Criança e pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2005. | /*ref*/ROSSI, Maria Helena. Imagens que falam: leitura da arte na escola: Porto Alegre: Mediação, 2003.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6 (2019): Número Especial - Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos | Revista GEARTE; v. 6 (2019): Número Especial - Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuais; Educação. | Pesquisa. Formação docente. Estética. Educação infantil. Ensino de artes visuais | Research. Training. Aesthetics. Early childhood education. Teaching of visual arts.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion