-
Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir da constatação de que se disseminou o uso de entrevistas em pesquisas no campo da História, Teoria e Crítica de Arte, o presente artigo procura advertir para os riscos de se incorrer em abordagens ingênuas e pouca fundamentadas, sobretudo no momento de análise do material produzido. Para tanto, estabelece uma premissa – a respeito do convívio, por vezes tensionado, entre obra e discurso do artista – e sugere dois caminhos de abordagem metodológica: a análise de conteúdo, proveniente das Ciências Sociais, e a História Oral. Por fim, aponta a necessidade de se problematizar a opção de publicações acadêmico-científicas e similares pela apresentação de entrevistas com artistas como gênero textual autônomo.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Veras, Eduardo Ferreira
Data
30 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/80130 | 10.22456/2179-8001.80130
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/80130/46998 | /*ref*/ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (orgs.). Art after conceptual art. Cambridge / Londres / Viena: The MIT Press / Generali Foundation, 2006. AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes Ferreira (orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de (coord.); DOVAL, Camila Canali; SILVA, Camila Gonzatto da; SILVA, Gabriela (orgs.). A escrita criativa – Pensar e escrever literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012. BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007. BLANCHET, Alain; GOTMANN, Anne. L’enquête et ses méthodes: l’entretien. Paris: Nathan, 1992. BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. En dialogo I. Buenos Aires: Sudamericana, 1998. BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai / Reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000. BUENO, Cleuza Maria de Oliveira. Entre-vista: espaço de construção subjetiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. CHAUVEAU, Agnès; TETART, Phillipe (orgs.) Questões para a História do Presente. Bauru: Edusc, 1999. CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora – Dossiê jovens artistas paulistanos (década de 1980). Belo Horizonte: C/Arte, 2011. Cultura. Zero Hora. Porto Alegre, 4 fev. 2006. CRIPA, Marcos (org.). Entrevista e ética: uma introdução. São Paulo: Edusc, 1998. DETTERER, Gabriele (org.). Art recollection – Artists’ interviews and statements in the Ninethies. Ravena: Danilo Montanari / Exit / Zona Archives Editori, 1997. ECO, Umberto. Apostillas a El nombre de la rosa. Buenos Aires: Lumen / Flor, 1987. FERREIRA, Glória. Entrefalas. Porto Alegre: Zouk, 2011. __________; FÉLIX, Nelson. Trilogias – Conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2005. ___________; COTRIM, Cecilia (orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. Inf. & Soc. João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan. / abr. 2014. KIEFER, Luísa Martins Waetge. Jovem artista: a construção de um duplo mito. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2013. KUH, Katharine. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965. LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005. LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. MEHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002. MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. MUCCHIELLI, Roger. A entrevista não diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1995. OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora!: em cinco entrevistas. São Paulo: Alameda, 2006. PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997. Revista do Programa de Pós-Graduados em História e do Departamento de História – PUC SP. Projeto História, São Paulo, n. 14, fev. 1997. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37. SANTHIAGO, Ricardo. História Oral e as artes: percursos, possibilidades e desafios. In: História Oral, v. 16, n. 1, jan./jun. 2013. ___________. (org.). História oral e arte: narração e criatividade. São Paulo: Letra e Voz, 2016. SCOVINO, Felipe. Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. SHERWOOD, Hugh C. A entrevista jornalística. São Paulo: Mosaico, 1981. STILES, Kristine; SELZ, Peter (org.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Berkley: University of California Press, 1996. TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2004. VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2006.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Eduardo Ferreira Veras Ferreira Veras | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 22, n. 37 (2017): DOSSIÊ: A HORA DAS ENTREVISTAS | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; Poéticas Visuais; História, Teoria e Crítica de Arte; Arte Contemporânea; | Entrevista. Entrevistas com artistas. Criação artística. História Oral. Análise de conteúdo. | Arte Contemporânea.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "avaliado pelos pares", "artigo de convidado"