Descrição
DOI: 10.12957/polemica.2016.26448_______Resumo: Esse texto tem como objetivo geral refletir sobre a relação entre ballet clássico e educação, investigando possibilidades de trabalho prático a partir do binômio enunciado-dançado no contexto escolar. A abordagem teórica recorre a autores que discutem a dança na escola e a contribuições dos estudos da linguagem, especialmente os desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo. A partir da proposição da noção de enunciado-dançado, o artigo explora aproximações e fronteiras entre ballet clássico e autoria, bem como as reverberações desse diálogo para a esfera educacional. Palavras-chave: Ballet clássico. Educação. Bakhtin e o Círculo._________Abstract: This text has the general objective to reflect on the relationship between classical ballet and education, investigating practical work possibilities from the binomial enunciation-dancing in the school context. The theoretical approach uses authors who discuss dance in school and the contributions of language studies, especially those developed by Bakhtin and the Circle. Based on the proposal of the concept of enunciation-dancing, the article explores approaches and boundaries between classical ballet and authorship, and the reverberations of this dialogue for the educational sphere. Keywords: Classical ballet. Education. Bakhtin and the Circle.